O direito àigualdade na Constituição brasileira– Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e a Constitucionalidade das Ações Afirmativas na educação
Por Bárbara Natália Lages LoboComo evoluiu ao longo dos últimos séculos a noção jurídica de igualdade? À luz de que paradigma histórico do direito à igualdade deve ser interpretada e aplicada a nossa Constituição de 1988? Implementar ações afirmativas por meio de cotas raciais nas universidades brasileiras prestigia ou contraria a Constituição? O Estatuto da Igualdade Racial aprovado pelo Congresso Nacional em 2010 fomentará a integração racial e social do povo brasileiro ou semeará o ódio e a desconfiança? Quais os resultados concretos obtidos até agora pelos diversos tipos de ações afirmativas implementados na sociedade brasileira e em outros países?
No trabalho acadêmico ora publicado, fruto de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Minas, Bárbara Natália Lages Lobo se propôs corajosamente a responder a essas e a outras perguntas com o mesmo teor de atualidade, relevância e controvérsia. O resultado é digno dos mais sinceros elogios, pois apresenta o que se espera das melhores pesquisas científicas na área do Direito: delimitação precisa das hipóteses a investigar, contextualização histórica e social dos problemas, rigorosa revisão da bibliografia existente, exame crítico da jurisprudência e da legislação, além da indispensável contribuição pessoal do autor para o desenvolvimento dos estudos sobre a temática em questão.
As dissertações e teses produzidas na academia jurídica brasileira não raro se vestem de um fátuo eruditismo para se perder em elucubrações ocas, incapazes de contribuir direta ou indiretamente para a compreensão e a solução de questões concretas que desafiam a inteligência e a criatividade dos atores e grupos sociais em geral, e dos operadores do direito em particular. O trabalho que tenho a honra de prefaciar não incorre nesses vícios. Ao contrário, mostra-se consciente do papel social do direito e de sua academia.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Bárbara Natália Lages Lobo
- Tamanho: 800 KB
- Nº de Páginas: 260
- Editora: Fórum. ed.
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O direito àigualdade na Constituição brasileira– Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e a Constitucionalidade das Ações Afirmativas na educação, escrito por Bárbara Natália Lages Lobo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!