O Código Ético e Moral de Confúcio
Por Calixto López Hernández Rosalía Rouco LealÉ comum quando se fala do sábio chinês, filósofo e professor do antigo Kung-Fu-Tsu (Confúcio), referir-se a ele precisamente nos termos de qualificação anteriores, com os quais se ignora a faceta mais importante desta figura transcendental da cultura oriental sobre Ética e Moralidade, que no final foram, ou são, os elementos básicos de sua doutrina e sobre os quais se formou o Confucionismo como uma corrente ideológica.
E é precisamente o objetivo principal das doutrinas confucionistas é desenvolver nos indivíduos altas qualidades morais que lhes permitam relacionar-se e viver em perfeita harmonia, desfrutando de plena liberdade e bem-estar, independentemente de raça, sexo ou status social ou econômico.
Daí o sentido da vida e os esforços do pensador genial para que estes objectivos possam ser postos em prática em qualquer das situações especiais em que as pessoas se encontraram; e o panorama histórico que ele teve de viver foi extremamente hostil neste sentido.
Mas a partir da perseverança, do estudo e do aperfeiçoamento constante, elementos básicos de sua teoria, Confúcio conseguiu reunir ao seu redor um grande grupo de discípulos e seguidores que finalmente difundiram suas doutrinas mais tarde, que no final chegariam a todos os cantos do planeta, mas sempre a partir do núcleo ético necessário na formação dos valores que era necessário que os indivíduos possuíssem.
Para que houvesse sujeitos honestos e para que gozassem de todos os direitos, inclusive o da educação, era necessário que na correspondência houvesse governadores e governos honestos, humanos e honestos que dessem o exemplo e guiassem os primeiros em progresso e bem-estar, que era o que Confúcio aspirava: o bem-estar e a liberdade de todos os homens, independentemente de seu status social ou origem de casta.
Mas em relação ao exposto, Kung-Fu-Tsu ou Confúcio, como foi renomeado no Ocidente, apontou o objetivo, a direção e o sentido a seguir para que um dia desapareçam as desigualdades entre os seres humanos, o que no final foi acrescentado por Mencius, um dos mais eminentes seguidores de Confúcio no quarto livro clássico: são bons por natureza e têm a possibilidade de superar suas deficiências, erros e defeitos, para desenvolver altos sentimentos morais e humanos, tais como os de bondade, decoro, honestidade, honestidade e, sobretudo, os de solidariedade e convivência social, que são aqueles que têm permitido o desenvolvimento e progresso do homem sobre as outras espécies do reino animal.
É precisamente sobre ética e moralidade que trata este ensaio, tomando como centro as doutrinas de Confúcio, independentemente do fato de terem sido enunciadas há mais de 2500 anos. Mas estes não perderam a sua validade porque se centram precisamente na formação ética e moral do indivíduo, através da educação para prepará-lo para o papel que lhe corresponde na sociedade.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Calixto López Hernández Rosalía Rouco Leal
- ISBN-10: 1797570250
- ISBN-13: 978-1797570259
- ASIN: B07P1VCYB1
- Idioma: Português
- Tamanho: 3008 KB
- Nº de Páginas: 91
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Código Ético e Moral de Confúcio, escrito por Calixto López Hernández Rosalía Rouco Leal. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.