O Cérebro Violento: Neurobiologia, Complexidade e Ética
Por Ana Clelia FreitasO problema da criminalidade e agressão pode ser diminuído pelo entendimento das raízes da violência. Uma estratégia que tem sido adotada mundialmente é o estudo da neurobiologia da agressão humana, abordada numa perspectiva interdisciplinar, em integração com os demais fatores criminogênicos relevantes.
Muitas das causas de disfunção cerebral provêm da vida diária normal: privação social e econômica, abuso físico, pobreza, stress, desequilíbrio familiar, exposição a drogas pré-natais e outras experiências negativas na infância têm um profundo impacto no funcionamento cerebral.
Uma política criminal baseada na atividade dos neurotransmissores deve ser direcionada para a prevenção do comportamento violento e a predição da reincidência de crimes violentos. Eles funcionam como indicadores de uma maior tendência para a impulsividade e a agressividade, enfatizando a necessidade de uma abordagem transdisciplinar, especialmente na infância e na adolescência, para evitar a ocorrência do comportamento violento, de maneira a permitir uma melhor interação social edesenvolvimento pessoal desses indivíduos.
Ana Clelia de Freitas é médica, poetisa e escritora. Especialista em Cirurgia Geral e Dermatologia. Especialista em Ciências Criminais. Tem livros e trabalhos científicos publicados em revistas jurídicas nas áreas de Medicina, Filosofia, Direito e Bioética. Ana Clélia é membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, Associação Brasileira de Psiquiatria Biológica e International Brain Research Organization.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ana Clelia Freitas
- ASIN: B07K6GS37G
- Idioma: Português
- Tamanho: 1222 KB
- Nº de Páginas: 77
- Categoria: Medicina
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro O Cérebro Violento: Neurobiologia, Complexidade e Ética, escrito por Ana Clelia Freitas. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.