Sobre o livro
“O Jogo da Amarelinha”, obra-prima de Julio Cortázar, completa 60 anos de publicação em 2023.
“O Cachimbo de Cortázar”, de José Manoel Torres, se antecipa à data numa homenagem indireta à paixão do escritor argentino pela literatura lúdica, ao que ele chamava de “Livros-Almanaque” (soma de textos em prosa, poemas, ensaios, citações, pequenos relatos, notícias etc. para compor uma narrativa).
Com essa ideia de jogos na literatura, “O Cachimbo de Cortázar” é um romance policial que mistura fantasia e realidade. O lado fantástico fica por conta dos personagens que saltam de outros livros para recontar suas histórias, como se realmente tivessem existido.
Caso de Horácio Oliveira, de “O Jogo da Amarelinha”, que ressurge no “Cachimbo de Cortázar”. E o lado real conecta trama e personagens a um momento infame da história argentina: a Ditadura Militar de 1976 a 1983, que sugou a vida de 30 mil pessoas e não poupou nem as crianças.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




