O Antropoceno e a (in)justiça ambiental: os efeitos do mercúrio causados pelo garimpo nos guardiões da floresta
Por Hudson Carlos Avancini PerschSobre o livro
A era do Antropoceno é marcada por diversas transformações tecnológicas, políticas, econômicas e principalmente ambientais, desde a Revolução Industrial e a invenção da máquina a vapor, fazendo com que a exploração dos recursos naturais em alta escala trouxesse inúmeros danos ambientais.
Dessarte, dentre as atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais, se encontra o garimpo ilegal de minérios, do qual a degradação ambiental e a injustiça social se tornam aliadas.
Sendo assim, o objetivo desta obra foi analisar a utilização do mercúrio nos garimpos e os malefícios ambientais e sociais, em especial, aos povos indígenas.
Ademais, cumpre salientar que a degradação ao meio ambiente advinda do garimpo pode trazer danos aos demais grupos sociais, seja na contaminação dos rios e peixes pelo mercúrio ou pelos prejuízos econômicos, sociais e ambientais transfronteiriços, inclusive para as gerações futuras.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














