O Amor em Quatro Estações Em Duas Visões
Por Francisco de Assis Barbosa JuniorSobre o livro
O Nordeste brasileiro é acostumado com desafios poéticos, notadamente entre os cantadores e violeiros. A rima e o repente fazem parte do cotidiano nos sertões de nossa terra. Em 2018, dois poetas nacionalmente conhecidos e originários de Campina Grande, Bráulio Tavares e Jessier Quirino, lançaram um dueto de poesias, ao ritmo do repente, intitulado “Galos de Campina”, recebido com louvor pelo público e pela crítica.
Agora, dois dos mais relevantes intelectuais da cidade Rainha da Borborema, Tarcísio Bruno e Francisco de Assis Barbosa Júnior, lançam um novo desafio poético, desta feita sob a influência de nomes consagrados da poesia, como do mineiro Carlos Drummond de Andrade, da goiana Cora Coralina, do pernambucano João Cabral de Melo Neto e do mato-grossense Manoel de Barros.
São poemas que dialogam entre si, complementam-se, e, ao mesmo tempo, conversam com o leitor. Se Tarcísio fala da “tua presença em Sépia”, Barbosa pede, em “Respiro”, para “Levá-lo ao seu lugar, aqui, comigo, com ele de fato respirar”.
Enquanto Bruno declama que “a saudade é a voz e o pulsar perfeito”, Assis Júnior diz “você é poeira na minha memória, mas também soberana na minha”. “Faz mais presença em mim o que me falta” e “abrigo”, são sinônimos poéticos.
Com carreiras jurídicas e experimentados no mundo dos livros e, especialmente, nos trilhos da poética, Tarcísio Bruno e Francisco de Assis Barbosa Júnior ofertam ao leitor uma excursão pela melhor poesia, originária dos seus silêncios. Como afirmava o escritor mineiro Rubem Alves (1933-2014),
“orações e poemas são a mesma coisa: palavras que pronunciamos a partir do silêncio, pedindo que o silêncio nos fale”.
No poema “O beijo é a melhor palavra”, do vate Tarcísio Bruno, merece relevo o verso seguinte:
“O silêncio é a mais bela palavra Quando o lábio tocado faz viver Os olhos dizem tudo, sem falar nada No beijo que é a melhor palavra, sem que precise dizer”
Do poeta Francisco de Assis Barbosa Júnior, destaco, dentre outras, uma estrofe de “Reinventar-se”:
“A vida se renova a cada instante. Nela tudo se conecta de forma inconstante. Então por que estagnar em algum de seus trechos? Reinicie-se sempre que viver seja seu desejo.”
Numa época de comunicação instantânea e digital, os poetas Tarcísio e Francisco de Assis Barbosa Júnior utilizam o mais sensível meio de colóquio existente entre a espécie humana: a poesia! Como diria o escritor norte-americano Jack Kerouac (1922-1969), ainda numa época pré-internet:
“Não use o telefone. As pessoas não estão prontas para respondê-lo. Use a poesia.”
Cada poema do presente livro é um encontro, no processo em que é escrito tanto como no processo em que é lido. Cabe ao leitor, ao ler este livro, participar deste conclave poético.
Os autores Francisco de Assis Barbosa Júnior e Tarcísio Bruno prestam grande serviço ao mundo dos livros, especialmente ao terreno mágico da poesia, e iluminam “o silêncio das coisas anônimas” (Manoel de Barros), com talento, arte e engenho. Parabéns aos autores, pelo dueto poético!
Thélio Farias Campina Grande, outubro de 2021
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresLivros para complementar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura.
Veja também
Mais conteúdos gratuitos: livros, apostilas e exercícios.














