Novíssimas Cartas Portuguesas: Releitura de ‘Lourenço é nome de jogral’, de Fernanda Botelho, e de ‘Novas cartas portuguesas’, de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta
Por Regina ZilbermanNo segundo semestre de 2018, ao ministrar a disciplina Literatura Feminina Portuguesa aos alunos e alunas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul propusemos a leitura das obras das escritoras arranjadas conforme perspectiva histórica, estendendo o programa desde a formação da nação lusitana, na Idade Média, até o começo do século XXI.
A afinidade entre Lourenço é nome de jogral (1971) e Novas cartas portuguesas (1974), mostra-se a partir dos aspectos: temática, posicionamento político, estratégias discursivas. Mas também os avizinham as sequelas que podem vir a provocar nos/nas leitores/as. Essas pessoas não ficam indiferentes aos textos das Marianas, Marias, Luzinhas, Matildes ou dos Luizes, Ferminos, Chamillies. E tal impacto pode ser verbalizado por meio de novas cartas.
As obras de Fernanda Botelho e das Marias Isabel Barreno, Tereza Horta e Velho da Costa encontram parceria entre jovens brasileiros, nascidos ao final do século XX e que chegam à maioridade na virada da segunda para a terceira década do século XXI.
Por essa razão, as cartas que se seguem resultam da repercussão das obras lidas e discutidas. Supõem a verbalização, na maioria dos casos em voz feminina, mesmo quando os sujeitos reais da enunciação pertencem ao gênero masculino. A verbalização parte de fictícias Marianas e dirigem-se ao Lourenço criado por Fernanda Botelho; ou provém de uma voz masculina que adota a personalidade de Lourenço para responder às suas amadas, Marianas e outras.
Por isso, são Novíssimas e são brasileiras, gerando respostas que são também perguntas e questionamentos: sobre a situação da mulher – brasileira, portuguesa, mundial –, sobre as escolhas políticas, sobre as alternativas dos jovens em um país, como o Brasil, de recorte conservador e que luta, talvez à moda do velho Sísifo, para se libertar dessa herança e encontrar enfim a autonomia que também buscavam Marianas e Luzinhas.
Produto de um diálogo promovido em sala de aula, as Novíssimas cartas portuguesas almejavam encontrar outras falas para além dos muros escolares e dar vazão a seu intuito libertário e renovador.” – Regina Zilberman
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Regina Zilberman
- ASIN: B084RPS988
- Editora: Regina Zilberman
- Idioma: Português
- Tamanho: 660 KB
- Nº de Páginas: 38
- Categoria: Biografias e Histórias Reais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Novíssimas Cartas Portuguesas: Releitura de ‘Lourenço é nome de jogral’, de Fernanda Botelho, e de ‘Novas cartas portuguesas’, de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, escrito por Regina Zilberman. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.