Novas Religiões Mediúnicas Santo Daime, Barquinha, UDV e Vale do Amanhecer: O Lugar da Autoria: Mediação Espírita no Campo Religioso Brasileiro

Por Iracilda Cavalcante de Freitas

Sobre o livro

Dentre os “novos” movimentos religiosos, que adotam como princípio central a comunicação com seres espirituais, selecionamos para o estudo, que ora apresentamos, ao leitor, quatro religiões: três são conhecidas, no meio acadêmico, como pertencendo ao quadro das religiões ayahuasqueiras ou religiões da ayahuasca: Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal (UDV) e, a última, denominada Vale do Amanhecer.

O nosso recorte tomou como critério básico a regularidade no modo como essas doutrinas foram gestadas: ambas têm uma fundação calcada no princípio da mediunidade, ou seja, acolheram, como crença responsável pela sua emergência, a comunicação com vozes que (res)surgem do além.

Nosso objetivo, neste estudo, é, pois, oferecer uma leitura/perspectiva de como essas novas religiões produziram, no processo de sua gênese, lugares de autoria, tomando como princípio fundante o fenômeno da mediunidade.

Desse modo, esperamos que a leitura do nosso estudo possa instigar no leitor a curiosidade e a vontade de conhecer, com mais profundidade, cada sistema religioso aqui apresentado.

Iracilda Cavalcante de Freitas Gonçalves

e-mail: [email protected]

@iracildafreitaspsi

@iracildafreitas.emoterapia

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores