No olho do furacão:: Populações indígenas, lutas sociais e Serviço Social em tempos de barbárie
Por William BergerSobre o livro
“O conjunto de ensaios presentes nesta obra se localiza no campo da resistência e da denúncia acerca da persistente desigualdade entre os grupos raciais, que é inaugurada com o processo brutal de ocupação colonial nas Américas, ato que atinge de maneira visceral os povos indígenas, cuja vida cotidiana foi atingida pela barbárie do projeto de desenvolvimento capitalista, e os povos negros africanos trazidos de maneira compulsória e desumanizante para ser utilizado como mão-de-obra escrava em solo americano.
Portanto, não há possibilidade de análise da questão social, sem que a relação de dependência entre capitalismo, escravidão negra e servidão indígena seja problematizada.
[…] As(os) intelectuais, pesquisadoras(es), militantes que produziram os ensaios que compõem esta obra demonstram de maneira inequívoca que estão comprometidas(os) com a construção de uma outra ordem social, livre de todas as formas de opressão, exploração e dominação.
No âmbito das Ciências Sociais aplicadas, área que se insere o Serviço Social, a apropriação da história sobre o desenvolvimento das Américas, pela ótica do grupo dominante, e que se inicia a partir do século XVI, invisibilizando toda a trajetória dos povos originários da América e dos povos africanos até aquele momento trágico, tem afetado o trabalho de parte significativa da categoria profissional, incapaz de empreender a crítica do real na perspectiva da totalidade social.
[…] O que se pretende com avanço do debate racial é que a apropriação dos sujeitos sociais, nas suas dimensões individuais e coletivas, seja utilizado por nós como viés analítico para pensar o modo como as relações sociais se desenvolvem no Brasil e não apenas como tema de pesquisa, cuja responsabilidade de desvelamento do real historicamente foi transferida para os grupos que sofrem a violência racista.
A luta antirracista é tarefa de todas e todos que defendem a liberdade como valor ético-político central e os direitos humanos a ela inerentes”. Prof.ª Dra. Márcia Campos Eurico Faculdade Paulista de Serviço Social
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




