Neopaganismo e Cultura Pop: Estudos Sobre Religião e Mídias de Massa

Por Dannyel de Castro
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Estudiosos do fenômeno religioso observaram o interesse dos meios de comunicação de massa na retratação de elementos como mitologias pagãs, poderes mágicos e/ou ocultos (como o poder da mente), criaturas e seres sobrenaturais, entre outros. Essa é uma relação que se desenvolve desde o romantismo europeu, quando houve um sentimento nacionalista na busca pela retratação do paganismo antigo nas artes. Atualmente, as temáticas pagãs e esotéricas estão presentes nos principais produtos da cultura pop. No entanto, é interessante observar que, se no contexto dos séculos XVIII e XIX a base para a retratação do paganismo nas artes era a busca pela religiosidade europeia pré-cristã, do período pós-guerras em diante, quando as religiões neopagãs já haviam sido estruturadas e estavam em processo de expansão, é justamente a ocorrência do Neopaganismo que passou a influenciar a produção das mídias de massa centradas em tais temáticas. No livro, o leitor encontrará alguns dos aspectos que permeiam o histórico da relação entre paganismo e cultura pop; o impacto que os produtos das mídias de massa causaram nos principais movimentos religiosos pagãos contemporâneos; os principais veículos das mídias de massa com temáticas (neo)pagãs, e até mesmo alguns grupos religiosos que baseiam sua prática em elementos puramente fictícios – como o culto aos seres que compõem a mitologia esboçada por J.R.R. Tolkien.

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