Narradores e seus tijolos: Ensaios e pequeno dicionário sobre narrativas midiáticas

Por Rafael Duarte Oliveira Venancio
Baixar Narradores e seus tijolos: Ensaios e pequeno dicionário sobre narrativas midiáticas pdf, epub, mobi, eBook
A construção de esquemas, metáforas, caminhos e funções – típico daquilo que marcaria um campo de diálogo entre o chamado pós-estruturalismo, a semiótica e a filosofia analítica – são um mundo fecundo para a reflexão narrativa.
Dos pesquisadores atuais em narrativa, Rafael Duarte Oliveira Venancio é um daqueles que pensa na atividade narrativa enquanto estrutura, especialmente nos termos da Narratologia greimasiana e toda intersecção teórica que se pode fazer com ela. Em Narradores e seus tijolos, ele ousa fazer uma metáfora de que os narradores – essa profissão esquecida tal como nos diz Walter Benjamin, no entanto, viva nos construtores de narrativas midiáticas e artísticas – são, de certa forma, pedreiros com seus tijolos.
Ora, o narrador jamais poderia ser um engenheiro. O engenheiro está mais para o estudioso da narrativa. Ele projeta estruturas, as analisa e desenha belos croquis de seu objeto. Já o pedreiro é diferente. Ele trabalha com o conhecimento acumulado do engenheiro de maneira intuitiva, usando os tijolos com que realizará tal estrutura.
O narrador é isso. Um pedreiro da narrativa que utiliza os tijolos narratológicos – conscientemente ou não – e realiza a estrutura estudada, planejada, transformada em conhecimento científico pelo narratólogo, o engenheiro da narrativa.
Os ensaios é o momento do livro onde falamos de narradores consagrados, tais como Gay Talese, Hunter S. Thompson, Truman Capote, Audálio Dantas e Joseph Roth, e de estudiosos de diversos tipos de narrativa como Paulo Emílio, Anatol Rosenfeld e Dominique Maingueneau. São os pedreiros e os engenheiros do mundo narrativo.
A esses ensaios, foi adicionado um pequeno dicionário cujo corpo de verbetes agrupa os principais conceitos utilizados em análises narrativas. Não são verbetes completos e padronizados, mas sim uma construção de reflexão fragmentária, porém instigante. São faíscas conceituais para quem deseja iniciar no mundo de estudar narrativas. São os tijolos narrativos.
Este é um livro de instigação, exploração e reflexão. Um livro que leva o leitor a ler outros livros e, quem sabe, criar narrativas.

Neste livro contém os seguintes textos:
“Sobre narradores e tijolos”, de Rafael Duarte Oliveira Venancio
“Gay Talese e o baseball”, de Ana Luiza Figueiredo
“Hunter S. Thompson e o Football”, de João Junior
“Literatura e Jornalismo em Truman Capote”, de Lívia Ramos
“Audálio Dantas e Chile 1970”, de Gabriela Tostes
“Os Ecos da Marcha de Radetzky: Jornalismo, Literatura e História na prosa de Joseph Roth”, de Jhonatas Elyel
“Pequeno dicionário de verbetes de narratologia midiática”, de Rafael Duarte Oliveira Venancio (com os verbetes Atos de Fala, Ciberespaço, Cibernética, Diegese, Dispostivo, Intencionalidade, Mundos possíveis, Narratologia greimasiana, Poética de Aristóteles, Realidade Virtual / Realidade Ampliada / Realidade Melhorada, Sistema RSI, Storytelling para não-ficção)
“Ambiguidades Cinematográficas”, de Mariana Capicotto
“As multifacetas teatrais”, de Mariana Capicotto
“A importância da obra literária”, de Mariana Capicotto

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Rafael Duarte Oliveira Venancio
  • ASIN: B07DD8GTHP
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 994 KB
  • Categoria: Língua, Linguística e Redação

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Narradores e seus tijolos: Ensaios e pequeno dicionário sobre narrativas midiáticas, escrito por Rafael Duarte Oliveira Venancio. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.