Nadar para Professores: O ensino das habilidades motoras aquáticas em perspectiva integrativa
Por Bettina RiedO livro definitivo sobre o ensino da natação!
Há muitos livros sobre o ensino do nadar / da natação no mercado, mas nenhum que abrange, de forma tão completa, as várias facetas relevantes para o processo ensino-aprendizagem das atividades aquáticas. Nisso, não se limita à proposição de mais uma seleção de exercícios, mas explica com profundidade os raciocínios que justificam a proposta dessas intervenções pedagógicas, que se norteiam pelo aluno e sua relação com a água : suas experiências anteriores, demandas, anseios e objetivos pessoais, sejam eles voltados à saúde ou ao desempenho esportivo. Nessa linha de raciocínio, tem por objetivo a interação eficiente do indivíduo com a água, não a imitação de técnicas de nado, pré-fabricadas, dos medalhistas.
O ensino do nadar tem tradição milenar, e muitos livros já foram escritos a respeito. Ainda assim, com frequência o professor se encontra diante de uma situação difícil: mesmo fazendo tudo certo, o aluno não sai do lugar, ou não se sente seguro. No raso, vai bem, mas quando a profundidade da água aumenta, esquece tudo. Para problemas desse tipo, a literatura disponível não oferece soluções, e muitos profissionais nesse momento se sentem abandonados pela ciência. Essa experiência motivou a autora a reunir os frutos de sua experiência no ensino das atividades aquáticas, ao longo de várias décadas, em sua prática acadêmica e científica, para que possam ajudar professores, estudantes e leigos interessados a compreender melhor, e consequentemente poder orientar com mais êxito, esse processo complexo que é aprender a interagir eficientemente com esse meio tão estranho ao ser humano que é a água.
As bases físicas e psicológicas do ensino do nadar são explicadas de forma clara e abrangente, com muitas imagens, preparando o leitor para as numerosas sugestões de exercícios inovadores para o ensino dos quatro nados competitivos, bem como de outros nados menos conhecidos, nado artístico, polo aquático, saltos ornamentais, salvamento e autossalvamento. O capítulo destinado à adaptação à água contempla com aprofundamento as diversas facetas desse processo e dá especial atenção ao medo da água, desde suas causas até sugestões práticas de como ajudar o aluno nessa situação. O raciocínio que fundamenta a seleção dos exercícios propostos é construído com base nos conhecimentos mais recentes da teoria da aprendizagem motora.
Dentro da concepção pedagógica baseada na interação do indivíduo com o meio, o acompanhamento da evolução da aprendizagem é essencial. Consequentemente, o livro se encerra com um capítulo sobre avaliação no ensino do nadar, que indica diversos caminhos para acompanhar a evolução do aluno ao longo da sua aprendizagem e do seu treinamento, no desenvolvimento de sua mais pessoal e individual competência aquática, desde a superação do medo até as habilidades básicas dos esportes aquáticos.
Aproveite a oportunidade e saia na frente com essa obra super atual. Faça parte da comunidade científica que está na vanguarda do ensino do nadar baseado em evidências.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Bettina Ried
- ISBN-10: 6500142888
- ISBN-13: 978-6500142884
- ASIN: B08RCXLKTQ
- Idioma: Português
- Tamanho: 4985 KB
- Nº de Páginas: 239
- Categoria: Esporte e Lazer
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Nadar para Professores: O ensino das habilidades motoras aquáticas em perspectiva integrativa, escrito por Bettina Ried. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.