Música e Cultura na Irlanda de James Joyce
Por Magda Velloso Fernandes de TolentinoHá aqui detalhes sobre o desenvolvimento das produções artísticas populares, tomando como base o momento, no final do século XVIII, em que essas canções e baladas começaram a ser cantadas em língua inglesa – no princípio em tradução do gaélico, mantendo o ritmo, a sintaxe e a sonoridade da língua original, depois com criações já em língua inglesa. Há canções de todo tipo e formato, desde as baladas românticas, passando pelas canções do exílio, pelas jocosas, pelas de confronto com os donos de terra, até as declaradamente políticas, com exaltação aos mártires de revoltas e levantes e as de despedida dos soldados, maridos e amigos que são levados para a prisão ou executados. As canções proliferavam mais e mais a cada evento político e/ou violento ocorrido no país.
Este livro é um produto de todas as leituras, teóricas e não teóricas, ficcionais, poéticas, fílmicas, teatrais, existenciais e todas as outras que tenho feito durante a vida. Certamente há uma linha teórica específica que me norteia, e dela tratarei no interior dos capítulos. Na verdade, para mim, o texto é como um rio que corre suavemente para o mar: a teoria são as águas profundas que dão impulso às ondas da superfície, que é o texto. É o volume total das águas que leva o rio a correr, mas quem o contempla só enxerga as águas da superfície.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Magda Velloso Fernandes de Tolentino
- ISBN-10: 8547323686
- ISBN-13: 978-8547323684
- ASIN: B07RZ9FPT5
- Editora: Appris
- Idioma: Português
- Tamanho: 2214 KB
- Nº de Páginas: 175
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Música e Cultura na Irlanda de James Joyce, escrito por Magda Velloso Fernandes de Tolentino. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.