Modernidade, mulher, imprensa: a revista o cruzeiro no brasil de 1928–1945
Por Leoní Serpa Modernidade, Mulher, Imprensa: a revista O Cruzeiro no Brasil de 1928-1945 percorre páginas da história de uma das revistas brasileiras mais lidas por 46 anos de tiragens no País. O semanário alcançou o número de quatro milhões de leitores e deixou legado para a história da imprensa, com a concretização de uma nova forma de fazer jornalismo que valoriza a reportagem e a fotorreportagem, o uso da caricatura, da pintura, da fotografia; inovações não comuns para publicações dos anos de 1930-1940. Na publicidade e na propaganda, criou um cenário que possibilitou ditar modas, normas e até conceitos, numa intencional propagação da modernidade inspirada nos ditames hollywoodianos, e assim pregoava uma modernidade mascarada que substituía a submissão feminina social e doméstica pela doutrina da beleza e do consumo. Pela propaganda enalteceu-se o belo, priorizou-se um comportamento conservador e reforçou-se a ideia de uma nova mulher, agora mais consumista. As capas eram as vitrines pelas quais o sonho de mudança era vendido. A revista divulgou as mulheres brasileiras das camadas mais privilegiadas da sociedade e possibilitou à autora, Leoní Serpa, uma pesquisa histórico-jornalística.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Leoní Serpa
- ISBN-10: 8547306552
- ISBN-13: 978-8547306557
- ASIN: B075QNQ4GB
- Editora: Appris
- Idioma: Português
- Tamanho: 8682 KB
- Nº de Páginas: 253
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
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