Mil e Uma Palavras de Direito

Por Deonísio Da Silva

Sobre o livro

Mil e Uma Palavras de Direito apresenta os deliciosos sabores dos saberes do Direito. A Justiça, de olhos vendados para não favorecer a ninguém, traz numa das mãos a balança e na outra a espada como fim de aplicar a dura lex do tributus devido pelo contribuinte a cada tribus.

Na origem, se houvesse litigium, iam todos ao tribunal, onde o judex, juiz, dava a sententia, sentença, do mesmo étimo do verbo sentire, sentir em latim. Por isso os juízes, mesmo os ministros do STF, votam tão diferentemente uns dos outros. É que sentem as causas de outro modo.

Assim é se lhes parece. O salarium já foi o sal dado em pagamento de serviço ou o denarius, dinheiro, para comprá-lo e evitar que o alimento ficasse putris, podre.

O tripalium, trabalho, hoje pago em moeda, do latim Moneta, deusa protetora do templo onde as moedas eram fabricadas, designava um conjunto de três paus para castigar a pessoa, persona, máscara para outra configuratione, configuração.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores