México misterioso: uma história de fantasmas, lendas e lugares desconcertantes nos Estados mexicanos
Por Charles River EditorsCom tantos povos antigos cuja influência, crenças e modificações na paisagem se estendem até os dias atuais, o México é uma terra fértil para lendas, fantasmas, lugares surpreendentes e mistérios. A crença em comunhão com coisas que estão além (estrelas, constelações e vida após a morte), misticismo e aparições estão intimamente tecidas no tecido colorido da nação mexicana, a ponto de um evento metafísico (a aparição da Virgem de Guadalupe) é considerado por muitos como um dos elementos fundadores da nação. Nossa Senhora de Guadalupe tem uma contraparte sinistra, outra mulher que apareceu na mesma época: La Llorona, a mulher que chora. Se o conteúdo da visão anterior é amoroso e conciliador, o último está cheio de arrependimento e agonia.
La Llorona é apenas o primeiro de uma longa procissão de fantasmas ainda menos benignos. Por muitos anos, sacrifícios humanos e infinitas crueldades foram cometidos na atual Cidade do México. As pessoas em todo o país acreditam que uma legião de vozes fantasmagóricas – se alguém acredita em fantasmas como um subproduto da repetição, lembrança e re-experiência de memórias trágicas – ainda pode ser ouvida nas cidades e vales do México. Afinal, os arqueólogos encontraram evidências de arrepiantes sacrifícios humanos na capital mexicana, prova de que os habitantes antigos honravam seus deuses decapitando os corpos de seus prisioneiros e colocando a cabeça sangrando em um pedaço de pau. Vários locais foram encontrados, e o maior foi descoberto na antiga Tenochtitlan (atual Cidade do México), que pode conter até 60.000 crânios humanos.
O território do México era relativamente desconhecido até o início do século 20, mesmo para seu próprio povo, pois muitas de suas ruínas e maravilhas naturais estavam fora de alcance ou enterradas sob densas selvas. Não foi até o desenvolvimento da ferrovia, na virada do século 20, que esse vasto país (o 14º maior do mundo) começou a revelar seus segredos. Uma vez pacificado o México, o interesse pelas ruínas maias e astecas e as estranhas histórias que circulavam nas aldeias trouxeram dezenas de arqueólogos, antropólogos, fotógrafos e historiadores de todo o mundo.
A partir desse ponto, a nação pôde mostrar seus encantos e mistérios ao seu próprio povo e a estranhos. O sul guardava lembranças de uma raça que falava com as estrelas, o centro possuía fantasmas cheios de arrependimento e ressentimento, e o norte fervilhava de lugares que apenas um escritor de ficção científica podia imaginar. O resultado é uma coleção dos aspectos mais surpreendentes, misteriosos e aterrorizantes do México, incluindo lugares mágicos, quebra-cabeças da história e seres e aparições estranhos. O México é um país místico, onde as pessoas comuns aprendem a conviver com seus fantasmas, antigos e novos. Como Octavio Paz, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, disse certa vez: “Um dos traços mais notáveis do personagem mexicano é sua disposição de contemplar o horror – o mexicano é até familiar e complacente ao lidar com ele”.
México misterioso: uma história de fantasmas, lendas e lugares desconcertantes nos Estados mexicanos abrange os mistérios e esquisitices da região, com uma amostra de histórias estranhas, inexplicáveis e simplesmente estranhas do México que fascinaram as pessoas dentro e ao redor da região durante séculos. Juntamente com fotos de pessoas importantes, lugares e eventos, você aprenderá sobre o México Misterioso como nunca antes.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles River Editors
- ASIN: B0834FC1LT
- Editora: Charles River Editors
- Idioma: Português
- Tamanho: 17330 KB
- Nº de Páginas: 78
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro México misterioso: uma história de fantasmas, lendas e lugares desconcertantes nos Estados mexicanos, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.