Memórias pedagógicas e filosóficas de um bode expiatório: Acadêmicos maníacos, métodos velhacos e abusividade mediante fraude
Por Daniel AçoSINOPSE:
Se o memorável Voltaire tivesse nascido na província e na data em que o filósofo e escritor Daniel Aço nasceu, se houvesse trilhado o mesmo caminho filosófico que este pensador brasileiro trilhou, certamente assinaria o ensaio agora apresentado.
À semelhança de Voltaire, Descartes e José Ortega y Gasset, apenas para citar três gigantes da Filosofia ocidental – quiçá ainda sem o devido reconhecimento –, Daniel Aço também estudou Filosofia em meio a personagens e à dogmática da Companhia que os três gigantes igualmente conheceram. À semelhança do trio fabuloso, o filósofo e escritor brasileiro também sentiu repulsa pelos “ensinamentos” recebidos, hoje expressando a sua posição nestas páginas.
Neste ensaio literário e autobiográfico, o autor expressa mais do que as barbaridades que encontrou ao ter estudado Filosofia num país recentemente saído da Idade Média, embora com a arrogância de se achar desenvolvido na área da educação universitária e em outras tantas. O autor vai além de denunciar a vagabundagem, a velhacaria e o mau-caratismo dos filósofos brasileiros, que seguem ilhados nas falsas e indevidas cientificidades do positivismo, do neopositivismo, do pós-hegelianismo, entre outras. Ele dá uma ideia sobre o que pensa da Filosofia ocidental e dá pistas aos leitores sobre onde podem saber mais a respeito de sua visão – que não é a dele somente, é a do mundo civilizado e da espiritualidade ocidentais.
Daniel Aço tem orgulho de ser um herege, um estranho no ninho da Filosofia, tal como, por exemplo, o foram os livres-pensadores do trio fabuloso. O autor deste ensaio não pretende entrar para a história do mundo nem ser reconhecido pelo Universo. Quer apenas lançar uma pouco de luz onde a escuridão é fartamente semeada.
E lembre-se de Voltaire: “Posso não concordar com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las”.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Daniel Aço
- Tamanho: 1355 KB
- Nº de Páginas: 20
- Categoria: Biografias dos Educadores
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Memórias pedagógicas e filosóficas de um bode expiatório: Acadêmicos maníacos, métodos velhacos e abusividade mediante fraude, escrito por Daniel Aço. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.