Memórias do Paraguaçu: Reflexos de um passado presente
Por Manuela MagalhãesSobre o livro
Este é um livro de história contada e documentada, sobre uma pequena vila de pescadores no Recôncavo da Bahia. São Francisco abriga uma realidade em suspenso no tempo, marcada pelas ruínas do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu.
Motivada por essa curiosa realidade, dei início a uma pesquisa sobre as origens desta comunidade que abriga boa parte da história do descobrimento do Brasil, uma vez que em 2005 seus habitantes experimentavam um delicado conflito de origem social e moral, que viria culminar no desenrolar do movimento quilombola que requeria para si a posse de terra até então arrendada e pertencente a um grupo de famílias de latifundiários.
Confrontando dados da minha própria história, este estudo busca compreender quão profundos e viscerais são os grilhões do paternalismo senhorial. A chave dessas correntes reside no conhecimento.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














