Memórias de quem ensina história: cultura e identidade docente
Por Emery Marques Gusmão Resultado de pesquisa realizada pela autora, tendo em vista suas dúvidas e inquietudes como professora da rede oficial do ensino e estudiosa da História, esta obra aborda diferenças entre o ensino na década de 1960 e o contemporâneo, discorrendo a respeito de aproximações e distanciamentos entre o professor do passado e o do presente. Discute a idéia de que a escola antiga não é nem melhor, nem pior do que a atual, mas diferente, por trabalhar com outra clientela, outra cultura histórica e docente e outros referenciais teóricos. Para os defensores da escola moderna, a “fase de ouro da escola pública” oferecia um ensino elitista e trabalhava conteúdos prontos de forma expositiva, sendo que o ensino atual não atinge a qualidade desejada porque os docentes são mal-remunerados, despreparados e resistem ao novo. Os professores mais antigos, considerados tradicionais, duvidam das novas propostas pedagógicas, afirmam que a escola está em decadência, por aprovar alunos sem conhecimento, e vêem com desconfiança teorias que postulam não haver verdades acabadas a transmitir e que consideram a pesquisa como princípio pedagógico.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Emery Marques Gusmão
- ISBN-10: 8571395462
- ISBN-13: 978-8571395466
- ASIN: B00SG7AJHI
- Editora: SciELO – UNESP
- Idioma: Português
- Tamanho: 1339 KB
- Nº de Páginas: 183
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Memórias de quem ensina história: cultura e identidade docente, escrito por Emery Marques Gusmão. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.