Memorial de Aires (Clássicos da Literatura Brasileira)
Por Machado de AssisNosso diferencial: A melhor formatação dos textos para seu prazer em ler.
—
Memorial de Aires é o último romance escrito por Machado de Assis, publicado no mesmo ano de sua morte, 1908. Está organizado como uma série de entradas em um diário e, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, não tem um enredo único, mas compõe-se de vários episódios e anedotas que se interpermeiam.
Aires era um conselheiro que sempre acompanhou Machado em suas histórias, geralmente como um amigo dos personagens. Reportava à figura do próprio Machado. Nesta obra, idolatra uma mulher, D. Carmo, que muitos dizem[quem?] ser Carolina Augusta Xavier de Novais, talvez pela coincidência dos nomes Aguiar e Assis, D. Carmo e Carolina. Talvez também pelo fato do casal não ter filhos. Diz-se que se trata de obra de caráter autobiográfico.
Trecho:
9 de janeiro
Ora bem, faz hoje um ano que voltei definitivamente da Europa. O que me lembrou esta data foi, estando a beber café, o pregão de um vendedor de vassouras e espanadores: “Vai vassouras! vai espanadores!” Costumo ouvi-lo outras manhãs, mas desta vez trouxe-me à memória o dia do desembarque, quando cheguei aposentado à minha terra, ao meu Catete, à minha língua. Era o mesmo que ouvi há um ano, em 1887, e talvez fosse a mesma boca.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Machado de Assis
- ISBN-10: 8580080274
- ISBN-13: 978-8580080278
- ASIN: B005AZ46UA
- Idioma: Português
- Tamanho: 384 KB
- Nº de Páginas: 102
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Memorial de Aires (Clássicos da Literatura Brasileira), escrito por Machado de Assis. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.