Melodrama no cinema norte–americano: Desdobramentos e variações
Por Fernando Alves Melodrama no cinema norte-americano: desdobramentos e variações é um desafiante convite para uma viagem pelas raízes do melodrama cinematográfico clássico, de David W. Griffith a Douglas Sirk, mas também uma pertinente análise das suas variações em seu panorama atual, nomeadamente nas obras dos cineastas estadunidenses Clint Eastwood, James Gray e Todd Haynes.
Fernando Figueiredo Alves desenvolveu esta meritória pesquisa histórica e análise fílmica para nos oferecer este volume que recua a Jean-Jacques Rousseau e a René Charles Guilbert-Pixérécourt, no final do séc. XVIII, para nos ajudar a compreender a complexidade do melodrama enquanto gênero narrativo, prosseguindo depois séc. XX afora para nos contextualizar sobre a evolução cinematográfica do gênero e seus principais autores, com todas as fascinantes referências e relações genealógicas e dialogantes entre eles e o melodrama.
Este contexto será fundamental para se entender a leitura proposta para os filmes do cinema contemporâneo que são analisados com particular atenção: o herói moralmente ambíguo, a subversão feminina e as sonoridades do jazz em The Bridges of Madison County (1995); os gestos e as expressões das personagens condenadas ao sofrimento e a um destino trágico em Two Lovers (2008); e a reciclagem sexualizada do melodrama doméstico em Far from Heaven (2002).
Em suma, o trabalho de Fernando Figueiredo Alves destaca a constante reinvenção do gênero melodramático no cinema, deixando ainda reflexões que poderão servir de pistas de leitura para questionamentos mais abrangentes. A partir desta proposta, poderemos pensar em obras de cineastas tão diversos como Kenji Mizoguchi, Mikio Naruse, Rainer Werner Fassbinder, Pedro Almodóvar, Guy Maddin, Wong Kar-Wai, Lars Von Trier ou Leos Carax, dentre outros, que merecerão que suas obras sejam revisitadas sob a ótica do melodrama.
Paulo Manuel Ferreira da Cunha
Fernando Figueiredo Alves desenvolveu esta meritória pesquisa histórica e análise fílmica para nos oferecer este volume que recua a Jean-Jacques Rousseau e a René Charles Guilbert-Pixérécourt, no final do séc. XVIII, para nos ajudar a compreender a complexidade do melodrama enquanto gênero narrativo, prosseguindo depois séc. XX afora para nos contextualizar sobre a evolução cinematográfica do gênero e seus principais autores, com todas as fascinantes referências e relações genealógicas e dialogantes entre eles e o melodrama.
Este contexto será fundamental para se entender a leitura proposta para os filmes do cinema contemporâneo que são analisados com particular atenção: o herói moralmente ambíguo, a subversão feminina e as sonoridades do jazz em The Bridges of Madison County (1995); os gestos e as expressões das personagens condenadas ao sofrimento e a um destino trágico em Two Lovers (2008); e a reciclagem sexualizada do melodrama doméstico em Far from Heaven (2002).
Em suma, o trabalho de Fernando Figueiredo Alves destaca a constante reinvenção do gênero melodramático no cinema, deixando ainda reflexões que poderão servir de pistas de leitura para questionamentos mais abrangentes. A partir desta proposta, poderemos pensar em obras de cineastas tão diversos como Kenji Mizoguchi, Mikio Naruse, Rainer Werner Fassbinder, Pedro Almodóvar, Guy Maddin, Wong Kar-Wai, Lars Von Trier ou Leos Carax, dentre outros, que merecerão que suas obras sejam revisitadas sob a ótica do melodrama.
Paulo Manuel Ferreira da Cunha
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Fernando Alves
- ISBN-10: 1660047730
- ISBN-13: 978-1660047734
- ASIN: B083TQ35KB
- Idioma: Português
- Tamanho: 1129 KB
- Nº de Páginas: 108
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
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