MARKETING SENSORIAL PARA RESTAURANTES: UMA ESTRATÉGIA OLFATIVA: Saiba como aplicar os Cinco Sentidos para Gerar Sucesso para o seu Restaurante, Bar e Café!
Por Leonardo Soares O Marketing Olfativo
Até que ponto podemos influenciar o comportamento do cliente por meio do olfato? A pergunta, e a fortiori a resposta, interessa aos profissionais da hotelaria e, em particular, aos restaurateurs, cujo trabalho básico é necessariamente aromatizado!
Comecemos com a história do romance Le Parfum de Patrick Süskind, que na verdade é a de um protagonista – Sapo – dotado de um dom extraordinário para manipular indivíduos com perfumes. Mas podemos realmente manipular o comportamento humano por meio do cheiro além da ficção?
Hoje é aceito que o cheiro tem um impacto definitivo nas emoções dos seres humanos desde tenra idade. As crianças percebem cheiros antes mesmo de distinguir sons, cores e texturas. O olfato atua quando as moléculas odoríferas seguem 2 vias distintas: a via nasal direta e a via retronasal da boca ou traqueia, para atingir os 50 milhões de receptores na mucosa olfatória de uma superfície de. Eles capturam e transmitem informações olfativas aos neurônios do cérebro, que podem distinguir até 4.000 cheiros diferentes.
Existem cerca de 400.000 odores no mundo e acredita-se que cada um tenha efeitos sobre o humor e o comportamento humanos. No entanto, a percepção dos odores depende da sensibilidade olfativa dos indivíduos e também de outros fatores como idade, tabagismo e peculiaridades fisiológicas. A este respeito, deve-se notar que existem diferenças olfativas entre os dois sexos desde tenra idade: ao fornecer brinquedos perfumados e não perfumados aos bebês, nota-se que as meninas são muito mais atraídas por brinquedos perfumados do que os meninos. Ainda mais velhas, as mulheres teriam uma percepção melhor dos cheiros e seriam mais predispostas do que os homens às suas codificações e memorizações.
Até que ponto podemos influenciar o comportamento do cliente por meio do olfato? A pergunta, e a fortiori a resposta, interessa aos profissionais da hotelaria e, em particular, aos restaurateurs, cujo trabalho básico é necessariamente aromatizado!
Comecemos com a história do romance Le Parfum de Patrick Süskind, que na verdade é a de um protagonista – Sapo – dotado de um dom extraordinário para manipular indivíduos com perfumes. Mas podemos realmente manipular o comportamento humano por meio do cheiro além da ficção?
Hoje é aceito que o cheiro tem um impacto definitivo nas emoções dos seres humanos desde tenra idade. As crianças percebem cheiros antes mesmo de distinguir sons, cores e texturas. O olfato atua quando as moléculas odoríferas seguem 2 vias distintas: a via nasal direta e a via retronasal da boca ou traqueia, para atingir os 50 milhões de receptores na mucosa olfatória de uma superfície de. Eles capturam e transmitem informações olfativas aos neurônios do cérebro, que podem distinguir até 4.000 cheiros diferentes.
Existem cerca de 400.000 odores no mundo e acredita-se que cada um tenha efeitos sobre o humor e o comportamento humanos. No entanto, a percepção dos odores depende da sensibilidade olfativa dos indivíduos e também de outros fatores como idade, tabagismo e peculiaridades fisiológicas. A este respeito, deve-se notar que existem diferenças olfativas entre os dois sexos desde tenra idade: ao fornecer brinquedos perfumados e não perfumados aos bebês, nota-se que as meninas são muito mais atraídas por brinquedos perfumados do que os meninos. Ainda mais velhas, as mulheres teriam uma percepção melhor dos cheiros e seriam mais predispostas do que os homens às suas codificações e memorizações.
Características do eBook
- Autor(a): Leonardo Soares
- ASIN: B09GBR1H1D
- Idioma: Português
- Tamanho: 1082 KB
- Nº de Páginas: 114
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro MARKETING SENSORIAL PARA RESTAURANTES: UMA ESTRATÉGIA OLFATIVA: Saiba como aplicar os Cinco Sentidos para Gerar Sucesso para o seu Restaurante, Bar e Café!, escrito por Leonardo Soares. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.