Manuscritologia do Novo Testamento: História, Correntes Textuais e o Final do Evangelho de Marcos

Por Paulo Anglada
Baixar Manuscritologia do Novo Testamento: História, Correntes Textuais e o Final do Evangelho de Marcos pdf, epub, mobi, eBook
SINOPSE

As Escrituras são o fundamento da fé cristã, cuja pedra angular é Cristo Jesus. A fé reformada tem a sua mais profunda e ampla expressão no brado latino Sola Scriptura. Ela não se fundamenta em tradições, na razão, nas experiências ou na subjetividade humanas, nem em supostas novas revelações do Espírito, mas exclusivamente na revelação escrita, inspirada, infalível, inerrante e autoritativa: a Bíblia Sagrada.

Entretanto, os documentos originais da Bíblia não foram miraculosamente preservados. Eles não foram guardados intocadamente em um cofre climatizado, para a consulta virtual dos estudiosos e tradutores. Eles logo pereceram, pelo uso da Igreja e pelo efeito do tempo, da umidade, etc. O texto original do Novo Testamento (objeto do estudo deste livro), foi preservado por meio de milhares de manuscritos em papiros, pergaminhos, versões antigas, lecionários e citações dos Pais da Igreja, os quais diferem entre si, em menor ou maior grau.

Este livro pretende familiarizar os leitores com a história manuscrita e impressa do Novo Testamento, e com as correntes textuais mais importantes, investigando as principais pressuposições teológicas, teorias históricas e metodologias características dessas correntes; além de discutir uma das mais importantes variantes textuais do Novo Testamento: o final do Evangelho de Marcos.

DESCRIÇÃO

Os leitores modernos do Novo Testamento frequentemente se deparam com colchetes e notas explicativas, indicando que determinadas palavras, frases, versículos ou mesmo seções inteiras – como a passagem sobre a mulher adúltera, em João 7:53-8:11, e os últimos doze versos do Evangelho de Marcos – não se encontram, ou se encontram de forma diferente nos “manuscritos originais” ou nos “melhores manuscritos”.Como entender essa questão? O que está por trás desses colchetes e observações? Será que o texto do Novo Testamento não merece confiança? Da maneira como muitos lidam com o assunto, parece que estamos fadados à incerteza quanto ao texto grego original, e que teremos de conviver com milhares de dúvidas acerca das assim chamadas variantes textuais.Os estudantes, pastores, teólogos e especialistas liberais não devem sentir desconforto com o problema. Afinal, eles não acreditam na inspiração, autoridade, inerrância ou na preservação do texto das Escrituras. Contudo, e quanto aos crentes, estudantes e pastores conservadores? Como devem entender e lidar com o relevante tema do texto original do Novo Testamento? Como conciliar a sua doutrina conservadora das Escrituras com a crítica textual ou com estudo dos manuscritos bíblicos? O que nos diz a história acerca do texto grego manuscrito e impresso do Novo Testamento? Quais as principais pressuposições, teorias históricas e metodologias que caracterizam as correntes textuais neotestamentárias mais importantes? Afinal, qual é o melhor texto grego do Novo Testamento?Essas e outras questões importantes relacionadas ao texto original do Novo Testamento são respondidas na presente obra.

SOBRE O AUTOR

O Rev. Paulo Anglada é ministro presbiteriano há mais de 25 anos e conhecido pregador brasileiro. Sua formação teológica inclui um bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestrado em Teologia pela Potchefstroom University (África do Sul) e doutorado em Ministério pelo Westminster Theological Seminary (EUA). Além de pastor há vários anos da Igreja Presbiteriana Central do Pará, o Rev. Anglada tem atuado no ensino de diversas disciplinas em seminários nacionais e internacionais, nas áreas de Grego Bíblico, Hermenêutica, Manuscritologia, Novo Testamento, Teologia Sistemática e Pregação. Ele é ainda presidente da Associação Reformada Palavra da Verdade e vice-presidente da Junta de Educação Teológica do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Além de diversos livros, o Rev. Anglada é autor também de diversos artigos em obras coletivas e revistas teológicas.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Paulo Anglada
  • Tamanho: 710 KB
  • Nº de Páginas: 237
  • Editora: Knox Publicações
  • Categoria: Estudo do Novo Testamento Religião e Espiritualidade

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Manuscritologia do Novo Testamento: História, Correntes Textuais e o Final do Evangelho de Marcos, escrito por Paulo Anglada. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.