Manual do Treinador de Cães: Amando os Cães
Por Iza Gomes- Puxar a guia.
- Pular para cumprimentar.
- Mastigar indiscriminado .
- Comer qualquer alimento ao alcance (roubar comida).
- Choramingar (distress vocalizing) quando isolados socialmente ou em liberdade restrita.
- Interesse em membros da mesma espécie
- Não podem ser manipulados (handled) facilmente.
- Medo de estranhos/ morder estranhos.
- Guardar recursos.
- Perseguir e morder objetos em movimento/ brincar bruscamente com crianças
As dez leis da modelagem, segundo Karen Pryor’s, em “Don’t shoot the dog”
Modelagem consiste em direcionar um comportamento a partir de uma tendência inicial, um passo por vez, até alcançar o resultado desejado, não importando quão elaborada ou difícil essa meta seja.
- Aumente o critério exigido apenas o suficiente para que o sujeito sempre tenha uma chance realista de reforçamento.
Na prática, isso significa que quando se aumenta a demanda ou eleva um critério a ser reforçado, deveria fazê-lo dentre o intervalo que o sujeito já consegue realizar; um progresso constante, mesmo que lento, leva ao objetivo final muito mais rápido do que tentar forçar um progresso rápido com o risco de perder a performance adquirida até então.
Toda vez que se aumenta um critério, as regras mudam. O sujeito precisa ter a oportunidade de descobrir que, mesmo assim, reforços podem continuar sendo fáceis de ganhar com um aumento de esforço, e isso só pode ser aprendido com a experiência de receber reforçadores nesse novo nível.
- Treine um aspecto por vez, de qualquer comportamento; não tente trabalhar dois critérios simultaneamente.
Se uma tarefa pode ser quebrada em componentes diferentes, e então trabalhados separadamente, a aprendizagem será muito mais rápida.
- Enquanto estiver trabalhando em um comportamento, coloque o atual nível de resposta em um esquema variável de reforçamento, antes de adicionar ou aumentar um critério.
Quando o sujeito está apto a tolerar a ocasional ausência de reforçador (programa variável), e você deixar uma resposta anteriormente adequada passar sem reforçar, o sujeito provavelmente irá repetir o comportamento, além de fazê-lo com mais vigor.
- Quando introduzir um novo critério ou aspecto de uma habilidade comportamental, relaxe temporariamente os anteriores.
O que já foi aprendido não é esquecido, mas sob a pressão de assimilar novos níveis de habilidade, comportamentos previamente muito bem aprendidos irão, algumas vezes, falhar temporariamente. Esses erros normalmente irão se consertar sozinhos, sem grande demora.
- Fique à frente do seu sujeito.
Planeje seu programa de modelagem para que, se seu sujeito der um salto repentino adiante, você irá saber o que reforçar a seguir. Estar despreparado e segurar o sujeito em um nível mais baixo só porque você não sabe o que fazer a seguir, no melhor dos casos é uma grande perda de tempo, e no pior, pode desencorajar ou aborrecer seu sujeito de forma que ele se torna menos disposto a trabalhar mais no futuro.
- Não mude de treinadores.
Quando se está no meio da modelagem de um comportamento, você corre o risco de grande “desaceleramento” se você passar o treinamento para as mãos de outra pessoa. É claro que um sujeito pode ter múltiplos treinadores, mas cada comportamento específico deve ser ensinado por apenas um treinador.
A única vez que você deve considera
A única vez que você deve considerar trocar de treinador no meio do caminho é quando o treinamento não está levando a lugar algum. Se pouco ou nenhum aprendizado está ocorrendo, há pouco a se perder com a troca.
- Se um ***********************
Características do eBook
- Autor(a): Iza Gomes
- ASIN: B09B6KWB51
- Idioma: Português
- Tamanho: 2403 KB
- Categoria: Artesanato, Casa e Estilo de Vida
Amostra Grátis do Livro
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