Dentre os trabalhos desenvolvidos durante a graduação, encontram-se os resumos de textos, resenhas bibliográficas, os projetos de pesquisas e no último ano dos cursos, as monografias de conclusão de curso (TCC).
A monografia é um tipo especial de trabalho científico escrito sobre um tema e, uma vez que elaborada no processo de ensino e aprendizagem, tem o sentido de estimular a curiosidade e o prazer da busca do conhecimento.
A característica básica da Monografia é que seu conteúdo é o resultado de um processo de pesquisa. O aluno vai anotando e organizando seu pensamento durante os anos de graduação e tornando evidente o processo de construção do conhecimento e não apenas a valorização do produto final que é o trabalho pronto. Nesse sentido, o aluno estará caminhando na direção de sua autonomia de aprendizagem.
A Monografia representa uma ação prática na construção do conhecimento pelo sujeito, enquanto estudante de graduação e pós-graduação. É uma possibilidade que o estudante tem de superar-se no processo de aprendizagem e libertar-se da dependência do professor de quem, tradicionalmente, foi feito refém.
Elaborar a monografia no decorrer do curso implica metodologia de estudo visando ao sentido de autonomia como proposta de aprender a aprender.
O ensino de graduação ainda está profundamente enraizado no princípio pedagógico da relação linear entre ensinar e aprender como uma via de mão única na qual o professor ensina e o aluno aprende. O aluno sente-se limitado e condicionado àquele saber que o professor lhe transmite. Por tradição e por comodismo, tanto ensino quanto aprendizagem repetem-se numa enfadonha sintonia de dar e receber conhecimento. Procurar, descobrir, aprender e produzir conhecimento faz parte de uma nova perspectiva em educação, que está estreitamente vinculada à pesquisa como possibilidade de ensino e aprendizagem. É sob essa ótica, que situamos a utilização da Monografia como possibilidade de ensino, de aprendizagem e sua elaboração introduz na metodologia de ensino, a concepção de metodologia do trabalho científico.
O conteúdo deste trabalho é fruto de uma prática didático-pedagógica no ensino de metodologia de estudo e pesquisa e da preocupação em suprir as lacunas de aprendizagem científica que os alunos apresentam na sua formação.
Estas deficiências também foram percebidas nos cursos de pós-graduação e neste caso, acreditamos, este estudo será de muita utilidade. Este trabalho é, portanto, um modelo básico a partir do qual os estudantes poderão evoluir na sua construção do conhecimento aperfeiçoando esses fundamentos.
No primeiro capítulo, apresentamos os trabalhos acadêmicos mais utilizados nos cursos de graduação. No segundo capítulo, o objetivo da Monografia para os cursos de graduação. No terceiro capítulo, explicamos didaticamente os passos da forma e do conteúdo para a construção da Monografia. No quarto capítulo, indicamos aspectos das normas técnicas que devem estar presentes numa monografia. No quinto capítulo abordamos especificamente o modelo de Artigo Científico para a monografia.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Nivea Sá
- ASIN: B004Y6YS04
- Editora: Sa2
- Idioma: Português
- Tamanho: 695 KB
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Manual de Orientação para Trabalhos Acadêmicos, escrito por Nivea Sá. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.