Manifestação de Interesse: Brecha na lei ou arapuca?
Por Célio Sauer_ “Não é ilegal, por que é uma brecha na lei de Portugal!”.
Esta exclamação nos faz refletir sobre o legislador. Será que esta figura abstrata pode ter sido induzida ao erro(?), ou foi ingênua ao não perceber o que produzia uma “brecha” a 5ª alteração da Lei de Estrangeiros(?); e mais, talvez irresponsável em não corrigir o erro produzido quando fez a 6ª, 7ª e 8ª alterações àquela lei? Eu acredito que não.
De facto, desde a introdução do conceito de Manifestação de Interesse, houve o aceleramento da tendência evolutiva de estrangeiros residentes em Portugal. E sabemos que este processo criou um efeito “chamada” aos estrangeiros para fixarem sua residência no país. No entanto, comparativamente (ano a ano), o processo de Manifestação de Interesse tornou-se mais moroso e cansativo para os estrageiros.
No ano de 2017, era possível ascender à Autorização de Residência pela Manifestação de Interesse, em um prazo médio de 6 meses; já no ano de 2020, este prazo tinha uma média de 18 meses.
Acompanhe nossa leitura, para compreender o que é importante sobre este processo, e a análise da realidade da imigração de Portugal na atualidade.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Célio Sauer
- ASIN: B09BBHGLJ6
- Editora: Diário da Cidadania
- Idioma: Português
- Tamanho: 2508 KB
- Nº de Páginas: 11
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Manifestação de Interesse: Brecha na lei ou arapuca?, escrito por Célio Sauer. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.