Maçonaria no Brasil: Boletim Oficial de 1896 (Maçonaria: Livros Históricos Livro 1)

Por Helio Antônio Silva
Baixar Maçonaria no Brasil: Boletim Oficial de 1896 (Maçonaria: Livros Históricos Livro 1) pdf, epub, mobi, eBook
Este exemplar do jornal “Boletim Oficial do Grande Oriente do Brazil” que era o “Jornal Oficial da Maçonaria Brasileira”, com 137 páginas, dos meses de abril e maio do ano de 1986, com a finalidade de levar informação oficial da sua sede central, que funcionava na Rua da Quitanda nº 79-B no Rio de Janeiro, para todos os maçons espalhados pela “terra brazilis”. Nesse número histórico encontramos referências sobre os acontecimentos internos da Grande Oriente do Brasil bem como do cenário político e social do Brasil naquela época. É um excelente documento para pesquisas acadêmicas, tanto para maçons como para não maçons. Os assuntos tratados foram os seguintes: a) A posse, no dia 23 de maio, no Grão Mestrado dos Drs. Antonio Joaquim de Macedo Soares e Fernando Luiz Osório, ambos Ministros do Supremo Tribunal Federal; respectivamente o primeiro no cargo de Grão Mestre Geral e o segundo no cardo de seu Adjunto; ambos foram acadêmicos de direito naquela faculdade que hoje é mundialmente conhecida como “Largo de São Francisco” que naquela época era a “Academia de Direito de São Paulo”; ambos pertencem ao “Instituto Historico e Geographico do Brazil”; b) no artigo “A Maçonaria no Brazil”, trata da repudia do autor do texto aquilo que ele chama de “insignificância de clubes prestadores de serviços, beneficência e caridade a que se reduziu as lojas maçônicas atuais” se comparadas às primeiras lojas que lutaram pela independência do Brasil; c) a visão maçônica sobre o ato da “confissão” da igreja católica, que não está inserida na bíblia, mas que foi inserida a força pela igreja, certamente com a finalidade de descobrir os segredos dos seus súditos e crentes fiéis; atribui a Ignácio de Loyola a implantação da confissão nos moldes atuais tornando-a mais um instrumento comercial que divino; d) artigo sobre o Grau 4º. Dos Estudos Filosóficos do chamado “Supremo Conselho” e tirando dúvidas da maioria dos maçons que acham que os estudos terminam no Grau 3º. De mestre e afirma que a maçonaria não fora obra do Rei Salomão, que existiu muito antes, com origem egípcia e transcrita para letras hebraicas. Enfim, este é um breve resumo dos temas que encontramos neste “Boletim Oficial” de onde se depreende, além das atividades internas da maçonaria, também o cenário cultural, político e histórico do Brasil nas décadas de 1880 e 1890. A leitura deste boletim é obrigatória para todo aquele estudante, seja maçom ou não que pretenda se aprofundar na história da maçonaria, uma vez que a história dela é propriamente a história do Brasil, com outros pontos de vistas e não somente aqueles que nos chegam pelos livros de história que muitas das vezes são manipulados pelo Governo, ora o da situação e ora o da oposição. A maçonaria sempre foi, é e continuará sendo totalmente isenta do “jogo pelo poder” que os políticos impõem ao povo que governam. Tenho dito!.
Hélio Antonio da Silva é Grão Mestre Ad Vitam e Fundador da Grande Loja Regular e Simbólica da Maçonaria Egípcia no Brasil GLOMEB; fundador do Soberano Santuário de São José do Rio Preto/SP; fundador da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil; fundador da Ordem Martinista Hermética Brasileira; membro ativo da Ordem Rosacruz AMORC e da Tradição Ordem Martinista; profissionalmente é advogado, jornalista e autor de vários livros e textos em sua maioria voltadas aos assuntos considerados herméticos, utiliza o pseudônimo de Professor Rhadames em algumas das suas obras [email protected]

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Helio Antônio Silva
  • ASIN: B08DMWKB36
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 34359 KB
  • Nº de Páginas: 278
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Maçonaria no Brasil: Boletim Oficial de 1896 (Maçonaria: Livros Históricos Livro 1), escrito por Helio Antônio Silva. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.