Machado examina a medicina
Por JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS– Só não ressuscitam os mortos. No mais, fazem tudo, – ou quase tudo. São as últimas descobertas da ciência; e a tempo vieram, porque a natureza humana está ficando tão depravada, que em poucos séculos não há mais homem são.
A pergunta, que se refere a remédios anunciados na entrada de uma igreja, foi feita por Deus e respondida pelo apóstolo Pedro. Esse é um trecho de uma crônica de Machado de Assis, que compõe o livro Machado examina a medicina.
Remédios com promessas milagrosas, pessoas encarando a medicina como uma questão de fé, disputas sobre diferentes formas de tratamento de doenças… Esses temas, tão familiares no contexto atual da pandemia de Covid-19, foram discutidos há mais de 100 anos por Machado de Assis. É inegável que a medicina avançou muito desde o final do século XIX até hoje, mas será que as reflexões do Bruxo do Cosme Velho ainda têm algo a nos dizer sobre esse assunto?
O livro Machado examina a medicina reúne três das crônicas publicadas por Machado entre 1883 e 1886, na série coletiva e humorística “Balas de Estalo”, do popular jornal carioca Gazeta de Notícias. Essas crônicas, nas quais o escritor abordou assuntos relacionados à medicina de sua época, receberam uma introdução e notas explicativas, que buscam tornar mais acessíveis aos leitores de hoje as discussões realizadas nesses pequenos textos. A boa dose de ceticismo que Machado emprega nessas crônicas parece ser um remédio que não perdeu sua eficácia, mesmo depois de um século…
A anotação dessas crônicas é parte de uma pesquisa de Iniciação Científica, desenvolvida no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre setembro de 2020 e agosto de 2021. A pesquisa foi orientada pela professora doutora Daniela Birman e contou com uma bolsa do CNPq, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Unicamp. O resultado completo do estudo – que contempla, além das crônicas anotadas, discussões teóricas sobre as notas de rodapé, entendidas como paratextos editoriais e como reescritas, e sobre a relação entre Machado de Assis e a medicina/ciência de sua época – pode ser acessado na Biblioteca Digital da Unicamp, na monografia publicada com o título Desembrulhando “Balas de Estalo”: notas para três crônicas de Machado de Assis.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Joaquim Maria Machado de Assis
- ASIN: B09DZLW6WB
- Idioma: Português
- Tamanho: 172 KB
- Nº de Páginas: 36
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Machado examina a medicina, escrito por Joaquim Maria Machado de Assis. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.