LUCKY DUBE: A Lenda Sul–Africana do Reggae – EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA (Vintage Reggae Beat Livro 7)
Por ALEX SADKINA frase acima pode parecer polêmica para alguns, porém nada mais demonstra attitude corajosa do homem: Lucky Philip Dube. Lucky Dube nunca foi um homem politicamente correto. Muito pelo contrário, falava a verdade e tercia críticas verdadeiras a qualquer um, indepedente de raça, gênero, condição social, etc. Justamente por isso, quando começou a aparecer inúmeros casos de corrupção nos governos de Nelson Mandela, Dube nunca ficou em cima do murro. Usou da verdade para atacar os corruptos do partido ANC, de Mandela e Jacob Zuma.
Dube era um homem fácil de admirar. Passando quase um quarto de século exaltando a unidade e a fraternidade em suas letras, ele também pregou o respeito próprio, rejeitando totalmente a bebida e as drogas, e não aceitou o dogma religioso, em vez de promover uma espiritualidade pessoal que mesclava o rastafarianismo com Zulu Shembe e o Zion da Igreja cristã.
Um pai de sete filhos que se sentia mais confortável em sua fazenda em Kwazulu-Natal do que em turnês, seus fortes valores familiares vieram de ter um pai ausente e de ter sido criado por sua avó na pobreza opressora no leste rural do país quando sua mãe saiu para encontrar trabalho em Joanesburgo, e a infância de Lucky Dube pode ser mapeada ao longo da história do apartheid na África do Sul.
Enquanto as letras de Marley se baseavam na visão de mundo salvífica abrangente do Rastafarianismo, Dube escreveu sem dogma e na planície menos exaltada da experiência pessoal. E esse era o ponto. Ao arrancar a intenção política do reggae jamaicano pela raiz e plantá-la no solo do apartheid na África do Sul, Dube rompeu o idioma.
Ele continua sendo um embaixador da música africana em todo o mundo, e seu legado ainda vive na mensagem consciente de paz e unidade para o mundo desfrutar.
A maneira de fortalecer nossa economia
É ter uma nação educada
E se você acha que a ação afirmativa é a saída
De jeito nenhum
– Affirmative Action (1995)
Nesta obra, o leitor tem a oportunidade de conhecer essas e várias outras façanhas de pioneiro do Reggae Sul-Africano. Desde a sua biografia, discografia e entrevistas variadas com esse artista dinâmico e original, os fãs de Reggae terá a oportunidade de conhecer um “regueiro” totalmente diferente de outros nomes como: Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer, etc. Vale a pena ler cada página e conhecer o homem por trás das músicas fortes e contagiantes. Se você não conhecer a história de vida de Dube, não poderá conhecer e entender a sua originalidade e contribuição única para o Reggae Music mundial.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): ALEX SADKIN
- ASIN: B0975H3713
- Editora: ALEX SADKIN / SOLOMONIC JAMAICAN BOOKS
- Idioma: Português
- Tamanho: 9203 KB
- Nº de Páginas: 102
- Categoria: Biografias e Histórias Reais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro LUCKY DUBE: A Lenda Sul–Africana do Reggae – EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA (Vintage Reggae Beat Livro 7), escrito por ALEX SADKIN. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.