Literatura policial infanto–juvenil, a cultura de massa que gera novos leitores
Por Roberta BastoApesar disso, esse tipo de literatura não tem uma valorização, e é por muitas vezes considerada uma literatura menor pela academia.
Um gênero fundamental para entendermos o cenário de leitura do jovem brasileiro é o gênero policial que, começando por Poe como uma leitura comercial escrita para jornais, instigou e estimulou a leitura de diversos adultos, primeiramente em jornais e, mais tarde, em livros.
Para entendermos como funciona a literatura infantojuvenil policial, devemos passar por nomes importantes dessa literatura, como Lúcia Machado de Almeida em O escaravelho do diabo, mas falemos também de Carlos Heitor Cony e Anna Lee em O mistério das aranhas verdes como uma versão mais atual do gênero policial para jovens no país.
Neste trabalho levantaremos temáticas extremamente importantes de indústria cultural, cultura de massa, mercado editorial e consumo, questões e noções sobre gênero policial desde Poe e a um breve panorama da literatura policial. Além disso, falaremos principalmente da literatura policial voltada para o público infantil e adolescente a partir de dois livros de autores consagrados: Carlos Heitor Cony e Lúcia Machado de Almeida.
A partir da análise do gênero e comparando com as obras citadas poderemos ver que há nuances que distinguem do gênero cru, seja por uma forma de escrita a partir das regras de S.S. Van Dine, seja por uma inovação, como por exemplo, nem sempre há um corpo, ou nem sempre somente um detetive, como diz a fórmula do conto ou romance policial.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Roberta Basto
- ASIN: B09NL6PBZ7
- Idioma: Português
- Tamanho: 1877 KB
- Nº de Páginas: 64
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Literatura policial infanto–juvenil, a cultura de massa que gera novos leitores, escrito por Roberta Basto. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.