Literatura Homoerótica Latina: critérios para uma definição – criterios para una definición (edição bilingue)
Por Carlos de Miguel MoraCarlos Miguel de Mora sugere os critérios pelos quais se poderá julgar o que seria uma sexualidade socialmente aceitável na Roma Antiga, permitindo, assim, compreender o que seria o homoerotismo: a “transgressão” à norma, do ponto de vista do pensamento romano.
Os resultados são surpreendentes! Alguns tabus sexuais modernos seriam pura e simplesmente inexistentes ou incompreensíveis no mundo latino; outros, como aquilo a que hoje chamamos “sexo homossexual”, seria considerado perfeitamente normal e socialmente aceite em certas situações da antiguidade clássica, como neste exemplo que o autor refere: “Com efeito, (…) os escravos não são mais que objetos, e, tendo em conta o que custavam, que o dono não os penetrasse era para os romanos tão absurdo como seria para nós comprar um Mercedes e deixá-lo na garagem sem o utilizar.”
A leitura deste esclarecedor texto obriga-nos a refletir sobre os nossos preconceitos relacionados com a sexualidade: muitos dos aspetos da sexualidade “normal” da Roma Antiga são “imorais” nos nossos dias. Muita da sexualidade “proibida” hoje seria considerada natural no mundo latino. Assim sendo, o que muitos hoje proíbem ou condenam por contrariar o que é “natural”, ou determinado pela Natureza, e logo imutável, parece afinal não ser mais que uma característica cultural da nossa sociedade contemporânea, e muitos dos textos literários catalogados atualmente como “literatura homoerótica latina” não se enquadram, de facto, nesta definição!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Carlos de Miguel Mora
- ISBN-10: 9898575522
- ISBN-13: 978-9898575524
- ASIN: B00OTTSJ5G
- Editora: INDEX ebooks
- Idioma: Português
- Tamanho: 628 KB
- Nº de Páginas: 70
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Literatura Homoerótica Latina: critérios para uma definição – criterios para una definición (edição bilingue), escrito por Carlos de Miguel Mora. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.