Linguagem e Paralisia Cerebral

Por Yasmin Frazão
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Apresentação Com este livro a fonoaudióloga Yasmin Salles Frazão oferece ao leitor uma reflexão sobre o papel da linguagem na clínica com crianças acometidas de paralisia cerebral, nos seus diversos níveis de gravidade. Trata-se de um trabalho que nasceu da prática clínica e do que nela a autora encontrou como razão para se afastar de um atendimento voltado exclusivamente ao treino de padrões articulatórios. O tratamento ou terapia de linguagem, em alguns casos, é à primeira vista paradoxal, já que muitas vezes, o prognóstico médico é de que a criança jamais falará. Diante deste obstáculo muitos profissionais resignam-se a um trabalho fonoarticulatório e de treinamento das funções neurovegetativas. A própria Yasmin refere-se ao período inicial do seu percurso clínico, como dominado por uma ênfase neste tipo de trabalho, isto é, voltado para a “mecânica da fala”. O aparente paradoxo se desfaz contudo ao longo do livro, à medida que Yasmin apresenta as razões que sustentam seu movimento teórico, que a leva a se indagar sobre os fatores de inserção da criança no registro do simbólico. Nessa discussão a autora vai se deter nos efeitos que a fala do outro promove no corpo do infans, que embora prisioneiro de um comprometimento neurológico grave, não deixa de ser por ela afetado. A interpretação do adulto faz com que a criança se reconheça como alguém para um outro, isto é, compareça na fala do adulto como falante. Um dos interesses deste livro, que originariamente foi uma tese de mestrado, é o fato de Yasmin partir de uma discussão aberta sobre o seu próprio trabalho, apontando de forma viva e pessoal seus impasses, levando o leitor a acompanhá-la nas mudanças teóricas empreendidas, no reconhecimento das perspectivas que as hipóteses do interacionismo em aquisição de linguagem abrem para a reflexão sobre a atividade clínica. Da adoção do “Tratamento Neuroevolutivo-Bobath” às questões centrais ao livro, sobre os efeitos da interpretação do adulto na inserção da criança na linguagem, não se traça um caminho em que se abandona simplesmente o primeiro; ele é redimensionado como uma ação local, fisioterápica e útil na clínica mas que, como tal, nada pode trazer para a reflexão sobre a natureza da linguagem. As relações entre linguagem e paralisia cerebral são portanto retomadas neste livro a partir do conceito de interpretação na relação criança-adulto, em que este último é reconhecido como uma instância interpretativa. Se é fato que por tratar dos casos em que há severo comprometimento neurológico, aautora reconhece que a criança está impossibilitada de vir a falar, não é menos verdade que, ainda assim, ela sustenta na terapia de linguagem a posição de falante adulto; aquele que diante dos gestos, olhares e/ou esboços de vocalizações infantis não deixa de interpretar, promovendo efeitos que se reconhecem pela inserção da criança na fala de um outro, na qual é significada. Além deste tema central no livro, em torno do qual se organiza a reflexão sobre a prática clínica, sobre os impasses no tratamento e sobre a nova direção dada pela autora ao seu próprio trabalho como fonoaudióloga, dois outros pontos devem ser assinalados na discussão empreendida por Yasmin. Eles não se destacam contudo da questão da interpretação, ao contrário, é porque dela tratou que a autora pôde também explicitar outros pontos de uma constelação de questões que se engendram no quadro do tratamento clínico da paralisia cerebral.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Yasmin Frazão
  • ISBN-10: 8589892107
  • ISBN-13: 978-8589892100
  • ASIN: B093DX2DJ3
  • Editora: Pulso Editorial
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 1260 KB
  • Categoria: Medicina

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