Este livro apresenta cinco textos inéditos em termos de publicação e levarão o leitor à reflexão, viabilizando também, aos novos grupos teatrais, a possibilidade de produzir espetáculos do tipo “teatro cabeça”, onde os temas vão além das banalidades do dia a dia. Assim os novos grupos terão a oportunidade de levar ao teatro, não somente as “farras” de Baco e Dionísio, mas temas tais como: a morte, a possibilidade de outras vidas, os conflitos existenciais, a importância de um amigo, agregando entretenimento com reflexão e agregando ao espetáculo um caráter diferenciado pelas lições que dele se pode extrair.
Akbar, o primeiro texto, tem como tema central a luta maniqueísta entre o bem e o mal. Um rei dividido entre duas rainhas (consciência) que recebe a ajuda e apoio de seu conselheiro, um homem simples e humilde porém detentor de uma sabedoria incomum. O Títere, segundo texto, mostra a manipulação oriunda de valores enraizados no consciente coletivo. Como se libertar das cordas que nos prendem à mesmice e mostrar aquilo que somos em essência? O Títere mostra algumas possibilidades.
O Rito de Passagem trata um assunto polêmico que, no entanto, constitui a única certeza: a de que o ser humano é imortal. Mas, como se dá a passagem da vida para morte, se a morte não existe? Existem alguns ritos e o texto mostra uma abordagem pela via espiritualista, onde a alma sobrevive ao corpo e pode retornar um dia habitando um novo invólucro abrindo a possibilidade de resgate e novas oportunidades. Fragmentos, o quarto texto, mostra a pequenez dos desejos humanos diante da vontade divina. Como um simples acidente pode interromper uma carreira promissora e ainda assim trazer benefícios ao acidentado? A amizade é o tema central de Fragmentos. E, por fim, o quinto texto traz uma adaptação para o teatro da obra Urânia de Camille Flammarion, mostrando o poder da inspiração da deusa dos astrônomos (Urânia) e o trabalho infinito de vasculhar um universo sem fim, encerrando seu último ato com a história de amor entre Icléia e Jorge Spero com desfecho Shakespiriano.
Os textos não foram produzidos por dramaturgos profissionais, por isso mesmo, podem deixar a desejar quanto às técnicas mais apuradas, no entanto, são textos puros, livres e que podem possibilitar inúmeras montagens sem os clichês dos textos muito conhecidos e sem o direcionamento em termos de produção e direção de cena, por isso, podem ser úteis para quem quer iniciar nesta arte completa que é o teatro. São textos, acima de tudo, que não exigem muitos investimentos para a montagem do espetáculo e, alguns deles, não exigem sequer um palco para serem encenados. Akbar, O Títere, Fragmentos e Rito de Passagem, já fizeram suas “estréias”, já foram produzidos e contam com ilustrações das apresentações originais pelos Grupos Teatrais Essênios (Fundado em 1992) NEA (fundado em 1991) e Areté (fundado em 1994), todos de Florianópolis-SC. Portanto, nossos objetivos com este livro são singelos e a mola propulsora que o gerou fundamenta-se na simples necessidade de compartilhar, de socializar o conhecimento. Uma atitude de gestão com base nos escritos, que um dia nos deram muito trabalho e também muito prazer para transformá-los em espetáculos, fez-nos tirá-los do fundo dos nossos armários e de nossas gavetas oferecendo novas oportunidades de vida aos seus personagens. Enfim, assim é o ato da criação, mola propulsora das artes.
Akbar, o primeiro texto, tem como tema central a luta maniqueísta entre o bem e o mal. Um rei dividido entre duas rainhas (consciência) que recebe a ajuda e apoio de seu conselheiro, um homem simples e humilde porém detentor de uma sabedoria incomum. O Títere, segundo texto, mostra a manipulação oriunda de valores enraizados no consciente coletivo. Como se libertar das cordas que nos prendem à mesmice e mostrar aquilo que somos em essência? O Títere mostra algumas possibilidades.
O Rito de Passagem trata um assunto polêmico que, no entanto, constitui a única certeza: a de que o ser humano é imortal. Mas, como se dá a passagem da vida para morte, se a morte não existe? Existem alguns ritos e o texto mostra uma abordagem pela via espiritualista, onde a alma sobrevive ao corpo e pode retornar um dia habitando um novo invólucro abrindo a possibilidade de resgate e novas oportunidades. Fragmentos, o quarto texto, mostra a pequenez dos desejos humanos diante da vontade divina. Como um simples acidente pode interromper uma carreira promissora e ainda assim trazer benefícios ao acidentado? A amizade é o tema central de Fragmentos. E, por fim, o quinto texto traz uma adaptação para o teatro da obra Urânia de Camille Flammarion, mostrando o poder da inspiração da deusa dos astrônomos (Urânia) e o trabalho infinito de vasculhar um universo sem fim, encerrando seu último ato com a história de amor entre Icléia e Jorge Spero com desfecho Shakespiriano.
Os textos não foram produzidos por dramaturgos profissionais, por isso mesmo, podem deixar a desejar quanto às técnicas mais apuradas, no entanto, são textos puros, livres e que podem possibilitar inúmeras montagens sem os clichês dos textos muito conhecidos e sem o direcionamento em termos de produção e direção de cena, por isso, podem ser úteis para quem quer iniciar nesta arte completa que é o teatro. São textos, acima de tudo, que não exigem muitos investimentos para a montagem do espetáculo e, alguns deles, não exigem sequer um palco para serem encenados. Akbar, O Títere, Fragmentos e Rito de Passagem, já fizeram suas “estréias”, já foram produzidos e contam com ilustrações das apresentações originais pelos Grupos Teatrais Essênios (Fundado em 1992) NEA (fundado em 1991) e Areté (fundado em 1994), todos de Florianópolis-SC. Portanto, nossos objetivos com este livro são singelos e a mola propulsora que o gerou fundamenta-se na simples necessidade de compartilhar, de socializar o conhecimento. Uma atitude de gestão com base nos escritos, que um dia nos deram muito trabalho e também muito prazer para transformá-los em espetáculos, fez-nos tirá-los do fundo dos nossos armários e de nossas gavetas oferecendo novas oportunidades de vida aos seus personagens. Enfim, assim é o ato da criação, mola propulsora das artes.
Os autores
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Sergio Peixoto Mendes
- Tamanho: 449 KB
- Nº de Páginas: 171
- Idioma: Português
- Categoria: Reincarnação Religião e Espiritualidade
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Lições Encenadas: Teatro Espírita, escrito por Sergio Peixoto Mendes. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.