Lembranças de Paris e outros contos

Por Saulo Sisnando
Baixar Lembranças de Paris e outros contos pdf, epub, mobi, eBook
Antes de se estabelecer como um dos mais produtivos dramaturgos brasileiros, Saulo Sisnando também foi um prolífico contista.
Em 2002, seu conto de estreia, Lembranças de Paris, foi premiado no
X Concurso de Contos da Região Norte e Colares de Contas recebeu a menção honrosa. No ano seguinte, Cai o Pano e Horas Silenciosas também foram premiados. Estes contos, assim como todos os demais textos dessa coletânea, além de serem cheios de ritmo e elegância, mostram que além do drama, Saulo Sisnando possui a verve das grandes contistas que o inspiraram, Clarice Lispector,
Lygia Fagundes Telles e Virginia Woolf.
Por todas estas razões, o Teatro de Apartamento reúne pela primeira vez em um único volume, onze contos deste escritor paraense tão produtivo. Tramas envolventes, povoadas de grandes atrizes, prostitutas, mães de família e esposas em recomeço. Histórias sobre paixão e saudade, protagonizadas por fortes personagens femininas que habitam Paris, Belém ou mesmo uma fazendinha no meio do mato, que mostram um escritor em construção, mas apaixonante desde seu primeiro conto.

Boa parte do êxito das obras teatrais de Saulo Sisnando reside no fato de suas narrativas sempre trazerem suas verdades. Nestes seus primeiros contos, não é diferente. Engana-se, assim, quem pensa que, ao escrever seu primeiro conto, Lembranças de Paris, Saulo Sisnando estava falando sobre uma mulher que perdera seu amor na França. Ele estava, na verdade, contando sobre seus amores. Nas linhas do conto, relembrava seu primeiro beijo, ocorrido num bar exatamente igual ao descrito no texto, com um rapaz que, como no conto, também se chamava Hugo. Em Cartas para ninguém, o autor reviveu sua maior paixão platônica e, em Horas Silenciosas, descreveu o ocaso de seu próprio relacionamento. Aos 24 anos, Saulo Sisnando não podia escrever abertamente sobre seus amores gays, por isso mergulhou num eu feminino para falar de sua sexualidade, de suas saudades, de suas tristezas e descobertas sem sofrer represálias da sociedade homofóbica. Assim, a importância de Cai o pano, Para que Romana possa ser feliz e Toalha de Retalhos vai além da história e de suas protagonistas, mas reside nas entrelinhas… no não dito… no que era proibido escrever.
Ao leitor restam inúmeras leituras possíveis para estes contos, dentre elas, a história de um escritor em formação buscando meios de revelar, apenas aos mais atentos, sua própria identidade.

SAULO A. SISNANDO é escritor, dramaturgo, ator e diretor teatral. Nasceu no Ceará, mas, ainda na infância, mudou-se com a família para Belém, tornando-se um dos mais populares dramaturgos do estado do Pará. Autor de mais de uma dezena de peças, dentre elas “Susto”, “Desertos” e “A outra irmã”, e premiado diversas vezes, Saulo A. Sisnando também publicou romances e contos. Em 2016, ganhou o prêmio de melhor direção no Festival Internacional do Rio de Janeiro – Rio Webfest, pela Websérie “A Solteirona”. No mesmo ano, ganhou o Prêmio Literário do Estado do Pará pela dramaturgia “O Príncipe Poeira e a flor da cor do coração”. Atualmente faz parte do grupo Teatro de Apartamento com sede em Belém do Pará

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): SAULO SISNANDO
  • ASIN: B08G6J31W2
  • Editora: Associação Cultural Teatro de Apartamento
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 2101 KB
  • Nº de Páginas: 81
  • Categoria: Contos

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Lembranças de Paris e outros contos, escrito por SAULO SISNANDO. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.