Leitura de literatura na escola (Estratégias de ensino Livro 39)

Por Maria Amélia Dalvi
Baixar Leitura de literatura na escola (Estratégias de ensino Livro 39) pdf, epub, mobi, eBook

Como pensar as relações entre literatura e escola em tempos como os nossos? É possível (e mais: é desejável) potencializar a literatura na formação de crianças e jovens, pela via educacional? Que mudanças são necessárias? O que sabemos, podemos e queremos em relação às práticas escolares atinentes à literatura? Qual o papel da literatura na educação e, particularmente, na escola? Nas últimas quatro décadas, tem havido intensa discussão sobre literatura e educação e uma crítica ferrenha às práticas escolares de (não) leituras literárias. Ao contrário do ensino de língua — que, aos poucos, vai se renovando —, a literatura na escola resiste às mudanças e se vê relegada a lugar secundário e sem força na formação das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Com o refinamento das novas tecnologias e a adesão dos estudantes a elas, reforçam-se algumas problemáticas a partir das quais se tornou premente reunir neste livro professores e pesquisadores para pensar a respeito de: O que se ensinaria se de fato se “ensinasse literatura”? O que se ensina hoje na escola quando se ensina literatura, tendo como premissa que, quando dizemos “literatura”, estamos pensando no texto literário e não em outra coisa — como simulacros, resumos, história da literatura, estilos de época, conjunto de obras etc.?

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Maria Amélia Dalvi
  • ISBN-10: 8579340640
  • ISBN-13: 978-8579340642
  • ASIN: B08NTSG55W
  • Editora: Parábola Editorial
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 1522 KB
  • Nº de Páginas: 168
  • Categoria: Literatura e Ficção

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Leitura de literatura na escola (Estratégias de ensino Livro 39), escrito por Maria Amélia Dalvi. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.