Sobre o livro
A versatilidade de José Benedito de Souza Freitas, rara em nossa literatura, produz poemetos sabor tutti-frutti, com suas aliterações, assonâncias e rimas. Os contos relâmpagos e os “causus” vividos e sofridos, alguns deles, assemelham-se a aventuras oníricas por não parecer coisa do mundo real.
No final, quando o antirromance deságua no oceano e se choca com as ondas da maré-alta, o cronista já não é mais o “poeta” cordial e iluminado. Abandona o José e o Benedito. Assume de vez a identidade JB de Souza Freitas e esquece as epifanias tropicais.
Torna-se um sujeito enfezado e intranquilo que utiliza o nonsense, a ironia e o protesto como armas. A irreverência aprofunda-se com a idade. Ele parece berrar como um alemão da Pomerânia: “É tudo die alte scheisse! ” (a mesma merda). A leitura chega ao fim e sentimos que o livro não acabou.
Fica a sensação de que sobram infâmias a fustigar.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




