Inicialmente foram ruínas físicas de casarios, de civilizações, observadas durante viagens por vários países. Foram ruínas de todo tipo: gregas, romanas, maias, incas, astecas que gestava em mim uma necessidade de verbalizá-las.
Este livro nasceu desta necessidade crescente que tive de lançar um olhar sobre as ruínas. Kairós veio como um tributo a elas, ou seja, ruínas é a metáfora do livro, sejam elas ruínas provocadas pelo fluir do tempo, por desajustes nas relações sociais, por desrespeito às questões ambientais, por desrespeito à diversidade de crença, por desrespeito à diversidade cultural, por desrespeito à diversidade racial, à orientação sexual, ou ainda ruínas por alterações de comportamento, e degeneração do próprio ser.
Então, o que a ruína está trazendo para mim, que sentimentos, que informações? O que a ruína está comunicando a mim e como posso atuar?
Aí veio a pandemia e uma nova ruína foi instalada: o distanciamento social, a privação do convívio.
Qual a reflexão, qual a mensagem que os poemas podem trazer para mim?
Como posso repensar, redirecionar ou reconstruir essas ruínas? Onde posso atuar?
Mas qual seria o título? Eu procurava um título que me desse essa dimensão do tempo, que ia além do cronológico, um tempo que fechasse ciclos, um tempo que abarcasse toda a dimensão do que foi, do que tinha sido.
Eu queria fazer uma referência ao tempo, mas as ruínas ultrapassavam o tempo, mostrava a impermanência das coisas, dos acontecimentos. Estavam para além do tempo cronológico.
Então veio a mim a palavra KAIRÓS que é o tempo oportuno, o tempo de Deus, onde tudo acontece, onde os ciclos se completam.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Vladimir Queiroz
- ASIN: B095KQVZMB
- Editora: Vladimir Queiroz/Penalux
- Idioma: Português
- Tamanho: 3612 KB
- Nº de Páginas: 73
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Kairós: Poesia, escrito por Vladimir Queiroz. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.