Judas: a vida controversa do apóstolo que traiu Jesus
Por Charles River EditorsNem é preciso dizer que Judas é um personagem interessante no desenvolvimento da história da salvação. Sua pessoa, seu ato de traição e até mesmo sua substituição foram preditos pelos profetas do Antigo Testamento, que alguns estudiosos da Bíblia tomam como evidência de que Judas foi condenado desde o início a ser o traidor e não teve escolha. Mas, ao olhar mais de perto a história, o leitor verá vários pontos ao longo do caminho, até o momento do beijo final, em que Jesus deu a Judas a oportunidade de se arrepender. O plano de Deus seria cumprido, e Deus iria usar um indivíduo para trazer a traição de Jesus, mas ao mesmo tempo, Judas fez várias escolhas conscientes ao longo do caminho para rejeitar o Messias e entregar Jesus às autoridades romanas. Como muitos outros ensinamentos da Bíblia, a infinita sabedoria de Deus e a finita compreensão do homem entram em conflito na vida de Judas. A soberania divina predeterminou que Judas seria o traidor, mas o livre arbítrio do homem permitiu que ele tomasse suas próprias decisões.
Ao mesmo tempo, uma descoberta relativamente recente lançou dúvidas sobre a compreensão tradicional da vida e das ações de Judas. O Evangelho de Judas, um texto gnóstico supostamente escrito no século 3 ou 4 DC, apresenta Judas como um herói que segue diretamente as ordens explícitas de Cristo e aceita o peso de ser responsável pela morte de Cristo como o preço a pagar por ser um dos escolhidos. Neste relato polêmico, Judas é realmente retratado como aquele que é favorecido por Jesus e digno de louvor, enquanto os outros 11 discípulos são caracterizados por não compreenderem a verdadeira natureza de Deus. Não é de surpreender que esse evangelho perdido tenha gerado considerável controvérsia, tanto sobre a autenticidade do texto quanto sobre a validade do que foi escrito nele.
Qualquer livro sobre Judas deve explorar o conhecido e desconhecido de sua vida e as ações que levaram à crucificação de Cristo. Isso inclui olhar para a narrativa bíblica do discípulo para obter uma compreensão de sua posição nos Evangelhos; vasculhando o registro bíblico e acompanhando esse registro com fatos históricos e culturais, os leitores podem começar a entender o caráter desse discípulo que se tornou um traidor. Deve-se também considerar o polêmico Evangelho de Judas, um texto que pretende apresentar um relato alternativo da relação entre Jesus e Judas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles River Editors
- ASIN: B08LQZP1Y6
- Editora: Charles River Editors
- Idioma: Português
- Tamanho: 7452 KB
- Nº de Páginas: 42
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Judas: a vida controversa do apóstolo que traiu Jesus, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.