Johannes Tinctoris. Da invenção e uso da música (De inventione et uso musicae)

Por Johannes Tinctoris
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Johannes Tinctoris
Da invenção e uso da música
(De inventione et uso musicae)

Johannes Tinctoris (ca.1435 – 1511), teórico da música, compositor, poeta, matemático e doutor em direito civil e canônico, de origem franco-flamenga, deixou vasta obra teórica sobre a música. No tempo em que esteve a serviço do Rei Fernando I de Nápoles, escreveu Da invenção e uso da música (De inventione et uso musicae) – um tratado acerca das origens e evolução da música, suas raízes e ramificações teológicas e metafísicas, baseadas na Antiguidade Clássica grega e romana e na teologia bíblica. Além do profundo conhecimento cujas fontes estavam à sua disposição na magnífica biblioteca do rei, Tinctoris nos brindou com informações sobre a prática vocal e instrumental de seu tempo, que presenciou, seja como interprete, como compositor ou como ouvinte.
A versão completa do tratado, dividido em cinco livros, com algo em torno de cem capítulos, não sobreviveu. Há evidências de que o manuscrito de Valência pode ter sido um de um par – um volume perdido contendo apenas este tratado [Universidade de Valência, Biblioteca Histórica, MS 835]. Uma única cópia com extratos da obra sobreviveu, datada provavelmente de cerca de 1481 a 1483. Uma seleção diferente de capítulos desconhecidos sobreviveu em um manuscrito de Cambrai [Médiathèque Municipale, MS 416].
Nesta tradução trazemos ao leitor dois livros: o livro III – em que o autor discorre sobre os instrumentos de sopro (“sobre a tíbia”); e livro IV – a respeito dos instrumentos de corda (“sobre a lira”).
Uma série de apontamentos foram colocados em notas, para que o leitor/a possa se situar no tempo e também se aprofundar em questões organológicas. No final adicionamos quatro apêndices com as histórias de alguns personagens mitológicos citados pelo autor.

ABSTRACT
Johannes Tinctoris (ca. 1435 – 1511), music theorist, composer, poet, mathematician and doctor in civil and canon law, of Franco-Flemish origin, left a vast theoretical work on music. While in the service of King Ferdinand I of Naples, he wrote De inventione et uso musicae (On the invention and use of music) – a treatise on the origins and evolution of music, its theological and metaphysical roots and ramifications, based on based on Greek and Roman Classical Antiquity and Biblical Theology. In addition to the deep knowledge whose sources were at his disposal in the magnificent library of the king, Tinctoris provided us with information about the vocal and instrumental music practice of his time which he witnessed, whether as a performer, as a composer, or as a listener.
The complete version of the treatise, divided into five books, with around one hundred chapters, has not survived. There is evidence that the Valencia manuscript may have been one of a pair – a lost volume containing just this treatise [University of Valencia, Historical Library, MS 835]. A single copy with extracts from the work survived, probably dated from about 1481 to 1483. A different selection of unknown chapters survived in a manuscript at Cambrai [Médiathèque Municipale, MS 416].
In this translation, we bring to the reader two books: book III, in which the author discusses wind instruments (“about the tibia”), and book IV, string instruments (“about the lyre”). A series of observations were placed in notes in which the reader will find information about Tinctoris’s time, and also organological matters. At the end we added four appendices with the stories of some mythological characters quoted by the author.

Características do eBook

  • Autor(a): Johannes Tinctoris
  • ASIN: B09XJR3YWB
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 11401 KB
  • Nº de Páginas: 139
  • Categoria: Arte, Cinema e Fotografia

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