Jogos eletrônicos: Diversão, poder e subjetivação (Fazer / Lazer)
Por Cláudio Lúcio Mendes O que leva alguém a se tornar adepto aos jogos eletrônicos? E que efeitos esses jogos têm sobre nós? Essas duas questões, que orientaram a construção desse livro, são analisadas aqui com base em formulações de Foucault sobre a noção de governo. Elas serviram, entre outras coisas, para entender os jogos eletrônicos como formadores da subjetivação de quem os joga. Para isso, o autor articula quatro grandes mecanismos de governo: a comunidade de jogadores, as formas de educação presentes nos jogos, as histórias e narrativas e a construção dos personagens.
Também foram consideradas várias categorias – como idade, sexo e classe social – para analisar a elaboração dos jogos.
De um lado, baseado nessas categorias, o autor identifica nos games qual é o perfil do suposto sujeito-jogador. De outro, da perspectiva do jogador (que é detentor de poder e saber), investiga como ele se constitui como sujeito. As relações de poder, dinâmicas e em constante movimento vão sempre “fabricar novos sujeitos” e novas formas de subjetivar os jogadores. – Papirus Editora
Também foram consideradas várias categorias – como idade, sexo e classe social – para analisar a elaboração dos jogos.
De um lado, baseado nessas categorias, o autor identifica nos games qual é o perfil do suposto sujeito-jogador. De outro, da perspectiva do jogador (que é detentor de poder e saber), investiga como ele se constitui como sujeito. As relações de poder, dinâmicas e em constante movimento vão sempre “fabricar novos sujeitos” e novas formas de subjetivar os jogadores. – Papirus Editora
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Cláudio Lúcio Mendes
- ISBN-10: 8530808088
- ISBN-13: 978-8530808082
- ASIN: B07LFJTKBT
- Editora: Papirus
- Idioma: Português
- Tamanho: 866 KB
- Nº de Páginas: 210
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Jogos eletrônicos: Diversão, poder e subjetivação (Fazer / Lazer), escrito por Cláudio Lúcio Mendes. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.