INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM CASOS DE DISCALCULIA: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
Por Fabíola Ventavoli Atualmente a comunidade escolar enfrenta grandes desafios no que diz respeito às dificuldades na aprendizagem. Dentre os que mais preocupam os educadores e educadoras se percebem as dificuldades que envolvem à aprendizagem em Matemática, disciplina que está presente no nosso cotidiano e que, portanto, é necessária a nossa ação na sociedade como cidadãos.
Esta obra aborda por meio de reflexões teóricas, os diversos aspectos que caracterizam o aluno com Discalculia.
O objetivo principal é compreender os elementos que dificultam a aprendizagem da matemática.
Somado a esta temática pretende-se pensar a educação inclusiva como aquela responsável pela emancipação do homem na sociedade, colocando os principais pontos de surgimento e desenvolvimento das políticas públicas e os reflexos destas no sistema escolar. Para tanto, foi esclarecido o conceito da Discalculia, suas complexidades, os sintomas decorrentes desta disfunção, as principais dificuldades apresentadas pelas crianças quanto às habilidades numéricas e os possíveis fatores envolvidos na causa.
Esta obra pretende contribuir com os educadores, psicólogos e psicopedagogos, de modo que possam dar suporte a elaboração de estudos e práticas pedagógicas aos alunos com dificuldades nos entendimentos da matemática, identificando-os e intervindo pedagogicamente e procurando auxiliá-los com a criação de estratégias de estudo que permitam o sucesso acadêmico e pessoal.
As reflexões teóricas acerca da questão são ancoradas pelo viés da psicopedagogia da educação, e de uma abordagem alternativa que compreende o desenvolvimento das habilidades matemáticas mediado pelos recursos culturais, históricos e sociais, juntamente com os de origem biogenética e neurológica, divididas em:
Capítulo I – faz referência ao contexto de nascimento da educação inclusiva, os pressupostos nos quais se fundamenta e seu significado. Em específico são pontuadas as reflexões e debates desenvolvidos pela Declaração de Salamanca, uma resolução das Nações Unidas oriunda da Conferência Mundial de Educação Especial (1994) que trata sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
Capítulo II – é elaborada uma discussão teórica sobre o fenômeno da Discalculia esclarecendo o conceito, suas complexidades, sintomas e possíveis fatores envolvidos na causa.
Capítulo III, são apresentadas orientações e sugestões de intervenção psicopedagógica, e formas adequadas para combater e prevenir o aparecimento da Discalculia.
Espera-se que as reflexões teóricas aqui expostas orientem os psicólogos e psicopedagogos e profissionais da área de educação e contribuam para a construção de ferramentas que facilitem o ensino da matemática, e aprimorem a elaboração de prática educativas e intervenções pedagógicas que levem o sujeito a construir diferentes formas de aprender e conviver.
Esta obra aborda por meio de reflexões teóricas, os diversos aspectos que caracterizam o aluno com Discalculia.
O objetivo principal é compreender os elementos que dificultam a aprendizagem da matemática.
Somado a esta temática pretende-se pensar a educação inclusiva como aquela responsável pela emancipação do homem na sociedade, colocando os principais pontos de surgimento e desenvolvimento das políticas públicas e os reflexos destas no sistema escolar. Para tanto, foi esclarecido o conceito da Discalculia, suas complexidades, os sintomas decorrentes desta disfunção, as principais dificuldades apresentadas pelas crianças quanto às habilidades numéricas e os possíveis fatores envolvidos na causa.
Esta obra pretende contribuir com os educadores, psicólogos e psicopedagogos, de modo que possam dar suporte a elaboração de estudos e práticas pedagógicas aos alunos com dificuldades nos entendimentos da matemática, identificando-os e intervindo pedagogicamente e procurando auxiliá-los com a criação de estratégias de estudo que permitam o sucesso acadêmico e pessoal.
As reflexões teóricas acerca da questão são ancoradas pelo viés da psicopedagogia da educação, e de uma abordagem alternativa que compreende o desenvolvimento das habilidades matemáticas mediado pelos recursos culturais, históricos e sociais, juntamente com os de origem biogenética e neurológica, divididas em:
Capítulo I – faz referência ao contexto de nascimento da educação inclusiva, os pressupostos nos quais se fundamenta e seu significado. Em específico são pontuadas as reflexões e debates desenvolvidos pela Declaração de Salamanca, uma resolução das Nações Unidas oriunda da Conferência Mundial de Educação Especial (1994) que trata sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
Capítulo II – é elaborada uma discussão teórica sobre o fenômeno da Discalculia esclarecendo o conceito, suas complexidades, sintomas e possíveis fatores envolvidos na causa.
Capítulo III, são apresentadas orientações e sugestões de intervenção psicopedagógica, e formas adequadas para combater e prevenir o aparecimento da Discalculia.
Espera-se que as reflexões teóricas aqui expostas orientem os psicólogos e psicopedagogos e profissionais da área de educação e contribuam para a construção de ferramentas que facilitem o ensino da matemática, e aprimorem a elaboração de prática educativas e intervenções pedagógicas que levem o sujeito a construir diferentes formas de aprender e conviver.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Fabíola Ventavoli
- Tamanho: 1137 KB
- Nº de Páginas: 41
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM CASOS DE DISCALCULIA: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, escrito por Fabíola Ventavoli. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.