Interdisciplinaridade dos Direitos Humanos :: em destaque as boas práticas pedagógicas nos anos iniciais da Educação Básica
Por Maria Marta da Silva Lopes A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) afirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. De acordo com essa Declaração, a educação é uma ferramenta fundamental para a garantia, promoção e propagação dos Direitos Humanos. Mas o que se tem feito para garantir a efetivação desses direitos na escola? É possível encontrar boas práticas de ensino de Direitos Humanos? O objetivo deste estudo foi investigar a abordagem desses direitos no cotidiano escolar e garimpar boas práticas nas situações de ensino-aprendizagem e, além disso, perceber se há relação dessas práticas com uma postura interdisciplinar do(a) professor(a). O percurso dessa obra iniciou pela construção dos conceitos de Boas Práticas de Direitos Humanos e Postura Interdisciplinar Pedagógica que serviram de óculos para enxergar essas práticas no cotidiano escolar. As analises revelaram que não existe uma receita de boas práticas de Direitos Humanos, mas mostrou que atitudes simples são capazes de instigar o pensamento crítico dos educandos, tornando-os capazes de intervir na realidade para transformá-la. Embora os(as) professores(as) não tenham uma compreensão clara acerca dos Direitos Humanos e da Interdisciplinaridade, eles tentam promover um ensino integrado, assumindo uma postura interdisciplinar. O estudo aponta que é necessário incluir os Direitos Humanos nos cursos de formação, para que esse tema seja tratado com coerência e intencionalidade pedagógica na escola.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Maria Marta da Silva Lopes
- ASIN: B096W7QW8T
- Editora: Dialética
- Idioma: Português
- Tamanho: 2127 KB
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
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