INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PERCEPÇÃO DE BENEFÍCIOS: CASE: TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA (RMG)

Por Maria Regina da Silva Lima
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O desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia, assim como em outras capitais, passa por dificuldades no que tange a oferta de serviços à população, como o transporte público urbano. Nesta pesquisa, alguns elementos são apresentados de forma a identificar preocupações e falhas, com a intenção de analisar uma melhor forma de prestação de um serviço eficiente de mobilidade urbana na região estudada. Como objetivo avaliou-se a dinâmica de funcionamento do sistema tecnológico de gestão do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia a partir do ponto de vista de pessoas e entidades relacionadas ao serviço – poder público, operadoras e população usuária. No decorrer da pesquisa procurou-se responder a questionamentos quanto à opinião dos atores relacionados ao serviço público coletivo; qual o benefício da utilização do sistema tecnológico ITS na gestão do transporte coletivo público para a qualidade de vida da população da RMG e saber se o novo sistema de controle de transportes urbanos em Goiânia pode ser considerado uma inovação em sua plenitude. Para tal, procurou-se desdobrar a metodologia em três fases principais: (a) pesquisa bibliográfica e documental; (b) entrevistas com especialistas sobre o tema nas empresas e entidades participantes do sistema de transporte em estudo; e (c) pesquisa com a população usuária de transportes em Goiânia. Como resultado obteve-se o conhecimento acerca da percepção dos envolvidos quanto ao serviço de transporte coletivo público; na visão da empresa pesquisada, ofertante do serviço, a mesma utiliza-se das melhores tecnologias a nível mundial para melhorar a gestão do transporte e consequentemente otimizar a qualidade do serviço; a empresa entende também que o maior beneficiado de tais esforços na implantação de tecnologia, como exemplo, o ITS4Mobility é o usuário do transporte, que receberá um serviço com mais qualidade e mais informação. Por outro lado, o poder público reconhece que a empresa Consórcio RMTC exerce o papel de centralizador do serviço, onde facilitou o processo de regulamentação e fiscalização do transporte, através da criação do modelo de gestão e também da implantação de tecnologias; na visão deste, no entanto o maior beneficiado com tais investimento ainda não foi o usuário, já que o serviço ainda não atingiu a plenitude esperada. Por meio da pesquisa quantitativa, o usuário demonstrou não estar informado quanto ao serviço prestado, não conhece as tecnologias disponíveis para auxiliar no processo de informação, e a maioria dos entrevistados de forma geral se consideram insatisfeitos com o quesito qualidade do serviço. Assim, pode-se concluir que as mudanças ocorridas no transporte coletivo público da RMG em termos de inovações, ainda não atingiram a melhoria do serviço, a qualidade no serviço e a satisfação do usuário.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): MARIA REGINA DA SILVA LIMA
  • Tamanho: 1617 KB
  • Nº de Páginas: 211
  • Idioma: Português
  • Categoria: Política

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