Inimigas naturais dos livros: Uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia
Por Maryam Fanni Inimigas naturais dos livros é uma resposta à publicação pioneira Bookmaking on the Distaff Side [A edição pelo lado não masculino], lançada em 1937, que reúne contribuições de profissionais mulheres envolvidas com edição, tipografia e produção gráfica — de nomes como Jane Grabhorn da Jumbo Press e Edna Beilenson, além de outras personagens mais conhecidas do universo tipográfico e literário, como Beatrice Warde e Gertrude Stein. Essas contribuições, muitas delas experimentais, destacavam as desigualdades da profissão e propunham uma reviravolta na história do livro.
Editado pelo coletivo feminista sueco MMS (Maryam Fanni, Matilda Flodmark e Sara Kaaman),
Inimigas naturais dos livros inclui ensaios e poemas de Kathleen Walkup, Ida Börjel, Jess Baines, Ulla Wikander, e conversas com as tipógrafas Inger Humlesjö, Ingegärd Waaranperä, Gail Cartmail e Megan Dobney, além de fac-símiles da publicação original. Sob um ponto de vista de classe e gênero, o livro busca contribuir para ampliar perspectivas sobre a história do design gráfico.Características do eBook
- Autor(a): Maryam Fanni
- ASIN: B0B2N7C7VK
- Editora: Clube do Livro do Design
- Idioma: Português
- Tamanho: 24560 KB
- Nº de Páginas: 186
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Inimigas naturais dos livros: Uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia, escrito por Maryam Fanni. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.