Informática para Educadores: Tecnologia ao auxilio do ensino e aprendizagem
Por Fabíola Ventavoli Trago a você leitor uma série de reflexões a respeito de como a tecnologia pode influenciar positivamente o ensino e aprendizagem.
A informática aplicada a educação traz um meio qualitativo e eficaz de apresentação de uma proposta didática e de uma metodologia eficaz no ensino e aprendizagem de alunos, feita por meio da construção do conhecimento, aumentando as conexões linguísticas, relações interpessoais e o desenvolvimento de novas formas de comunicação.
Encontramos diversas aplicações para seu o uso na educação: divulgação, pesquisa, apoio ao ensino e a comunicação, interatividade, ambiente colaborativo, estimulação do trabalho em grupo.
Como meio didático, está relacionada à abordagem de novos modelos de construção do conhecimento, de linguagens de comunicação, cognição e informação, focando a interação entre os sujeitos.
Ao inserir a informática no ensino aprendizagem há um estimulo ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais, além da valorização de um novo canal de informação e comunicação, deve ser um ato consciente não movido por modismo ou pelo fascínio que exerce sobre o sujeito, e sim como um instrumento facilitador da construção do conhecimento e do desenvolvimento como pessoa.
Quando os recursos tecnológicos são inseridos de forma adequada gera uma aprendizagem significativa, verifica-se que há um aumento crescente da criatividade, do raciocínio lógico, da motivação, as aulas se tornam interessantes, dinâmicas e criativas.
A tecnologia proporciona uma educação de qualidade, com a dinamização no processo de ensino e aprendizagem e mostra-se um meio eficaz no desenvolvimento cientifico e tecnológico, seu impacto tecnologia nas atividades escolares exige comunhão entre a técnica, a consciência politica, social.
A instituição de ensino, o professor, o currículo educacional, neste novo cenário também deve mudar para se adaptar as novas demandas que a prática de ensino exige, pois só assim haverá a aplicação do conhecimento individual e coletivo.
Os professores em geral necessitam hoje de estratégias mais especificas de intervenção, o ensino tradicional deixa a desejar, por não ser mais atraente para o aluno, a maior parte da produção do conhecimento é acelerada pela tecnologia.
Como parte de minha experiência ao utilizar a informática e seus recursos cheguei a excelentes resultados, pois é possível um melhor atendimento às dificuldades do aluno, o desenvolvimento do potencial criativo, cognitivo e emocional, favorecendo melhores condições aprendizagem.
Há uma década, o uso dos computadores e seus recursos eram muito restritos, a escola que possuía acesso à informática era privilegiada. No entanto, atualmente, estes recursos computacionais estão sendo cada vez mais utilizados, pois seu uso está presente no cotidiano de qualquer pessoa, desde simples pagamentos de contas de supermercado, contas de água, luz, telefone, compras on-line, realização de pesquisas, entretenimento, diversão entre outros.
Nesse contexto, a escola não pode deixar de proporcionar a seus alunos o acesso a tecnologia, pois com sua utilização é possível aumentar o aprendizado do aluno que, se bem estruturado, consegue obter informações e novos conhecimentos de forma muito rápida. Para isto ocorrer, é necessário que o aluno tenha acesso à teoria, escrita de textos, exposição de trabalhos e uso de aplicativos.
O uso do computador como ferramenta pedagógica além de aumentar a autoestima dos alunos, proporciona-lhes melhor desempenho escolar e, como consequência melhoria da perspectiva profissional.
É importante que a informática educacional faça parte do projeto político pedagógico da escola. Não deve ser vista apenas como mais uma área de estudo, mas sim como uma tecnologia que ofereça transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. O uso da informática na instituição escolar só vem complementar uma educação de qualidade.
A informática aplicada a educação traz um meio qualitativo e eficaz de apresentação de uma proposta didática e de uma metodologia eficaz no ensino e aprendizagem de alunos, feita por meio da construção do conhecimento, aumentando as conexões linguísticas, relações interpessoais e o desenvolvimento de novas formas de comunicação.
Encontramos diversas aplicações para seu o uso na educação: divulgação, pesquisa, apoio ao ensino e a comunicação, interatividade, ambiente colaborativo, estimulação do trabalho em grupo.
Como meio didático, está relacionada à abordagem de novos modelos de construção do conhecimento, de linguagens de comunicação, cognição e informação, focando a interação entre os sujeitos.
Ao inserir a informática no ensino aprendizagem há um estimulo ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais, além da valorização de um novo canal de informação e comunicação, deve ser um ato consciente não movido por modismo ou pelo fascínio que exerce sobre o sujeito, e sim como um instrumento facilitador da construção do conhecimento e do desenvolvimento como pessoa.
Quando os recursos tecnológicos são inseridos de forma adequada gera uma aprendizagem significativa, verifica-se que há um aumento crescente da criatividade, do raciocínio lógico, da motivação, as aulas se tornam interessantes, dinâmicas e criativas.
A tecnologia proporciona uma educação de qualidade, com a dinamização no processo de ensino e aprendizagem e mostra-se um meio eficaz no desenvolvimento cientifico e tecnológico, seu impacto tecnologia nas atividades escolares exige comunhão entre a técnica, a consciência politica, social.
A instituição de ensino, o professor, o currículo educacional, neste novo cenário também deve mudar para se adaptar as novas demandas que a prática de ensino exige, pois só assim haverá a aplicação do conhecimento individual e coletivo.
Os professores em geral necessitam hoje de estratégias mais especificas de intervenção, o ensino tradicional deixa a desejar, por não ser mais atraente para o aluno, a maior parte da produção do conhecimento é acelerada pela tecnologia.
Como parte de minha experiência ao utilizar a informática e seus recursos cheguei a excelentes resultados, pois é possível um melhor atendimento às dificuldades do aluno, o desenvolvimento do potencial criativo, cognitivo e emocional, favorecendo melhores condições aprendizagem.
Há uma década, o uso dos computadores e seus recursos eram muito restritos, a escola que possuía acesso à informática era privilegiada. No entanto, atualmente, estes recursos computacionais estão sendo cada vez mais utilizados, pois seu uso está presente no cotidiano de qualquer pessoa, desde simples pagamentos de contas de supermercado, contas de água, luz, telefone, compras on-line, realização de pesquisas, entretenimento, diversão entre outros.
Nesse contexto, a escola não pode deixar de proporcionar a seus alunos o acesso a tecnologia, pois com sua utilização é possível aumentar o aprendizado do aluno que, se bem estruturado, consegue obter informações e novos conhecimentos de forma muito rápida. Para isto ocorrer, é necessário que o aluno tenha acesso à teoria, escrita de textos, exposição de trabalhos e uso de aplicativos.
O uso do computador como ferramenta pedagógica além de aumentar a autoestima dos alunos, proporciona-lhes melhor desempenho escolar e, como consequência melhoria da perspectiva profissional.
É importante que a informática educacional faça parte do projeto político pedagógico da escola. Não deve ser vista apenas como mais uma área de estudo, mas sim como uma tecnologia que ofereça transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. O uso da informática na instituição escolar só vem complementar uma educação de qualidade.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Fabíola Ventavoli
- ASIN: B013PDD9D8
- Idioma: Português
- Tamanho: 452 KB
- Nº de Páginas: 83
- Categoria: Computação e Informática
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Informática para Educadores: Tecnologia ao auxilio do ensino e aprendizagem, escrito por Fabíola Ventavoli. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.