Infância e juventude na Alemanha (As confissões do Caspar van der Ley, ex–capitão de cavalaria em Pernambuco Livro 1)
Por Robert CzoelnerCaspar descendente duma família nobre e erudita, filho do Padre Maurício de Gummersbach e neto do Padre Gerhard, mostra cedo a sua valentia, matando um lobo monstruoso nas florestas do Conde Adão de Schwarzenberg. Ele ganha a simpatia do Conde sob cuja proteção vive a família, incluído o pai Maurício, um oportunista meio fingido que quer ver o seu filho Caspar como padre. Assim, Caspar nunca se conforma com o falecimento cedo da sua mãe e desconfia do seu pai. Em compensação, ele ganha, desde a infância, um amigo fiel, chamado Kelderhusen, que sabe resolver muitas situações difíceis com humor e um sentimento prático.
Os eventos se escalam com o início da Guerra dos Trinta Anos, anunciado por um cometa. Pouco depois, Caspar e o seu amigo passam algum tempo na casa dum parente na cidade de Wipperfürth. Eles ficam envolvidos num massacre dos católicos contra os luteranos e salvam a vida da jovem Catarina, filha dum pastor luterano. Caspar se torna amante de Catarina e quer casar-se com ela.
De volta em Gummersbach, o Padre Maurício afasta Catarina do seu filho, tentando de fazê-la concubina sua. Isto ele somente consegue com a ajuda dum jesuíta, quando um regimento espanhol ocupa a cidade. Caspar, não sabendo da conspiração, se namora com Adriana Gomes d’Elvas, concubina do velho Coronel espanhol Losada. Ela tem pouco mais idade do que a Catarina e é uma mulher misteriosa, descendente de ricos judeus portugueses e duma escrava muçulmana.
O jesuíta está procurando duas pedras preciosas, originalmente da roupa do supremo sacerdote dos israelitas. Ele precisa de doce pedras para construir a Santa Jerusalém. Adriana herdou duas pedras dos seus ancestrais e dá uma delas, uma esmeralda, na noite do seu namoro, como presente para Caspar. Observando o seu pai numa cena íntima com a Catarina, Caspar se separa dele e, somente seis anos depois, soube que era uma intriga do jesuíta e que o seu pai se casou com a Catarina. Tornando-se luterano para poder casar-se, Padre Maurício foi acusado como herege e tinha que fugir.
Caspar quer esquecer o seu desgosto com a religião católica e luterana e estuda algum tempo na universidade de Herborn, um centro do calvinismo na Alemanha. Ficando sem dinheiro, ele e o seu amigo procuram Henrique de Redinchoven, que se tornou capitão no serviço da Companhia das Índias Ocidentais, e vão com ele, a bordo do navio Arca de Noé, para Pernambuco, com a intenção de começar uma vida nova.
Neste ponto, Caspar interrompe o seu relatório, mas entrega ao historiador alemão a esmeralda da Adriana. Para ouvir o resto da história da vida do Caspar, o autor tem que procurar um pai de santo, chamado Pedro o Pescador, na cidade de Salvador da Bahia de Todos os Santos e dar-lhe a esmeralda encrustada num anel.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Robert Czoelner
- Tamanho: 878 KB
- Nº de Páginas: 321
- Editora: Robert Czoelner
- Categoria: Biografias Aventureiros e Exploradores
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Infância e juventude na Alemanha (As confissões do Caspar van der Ley, ex–capitão de cavalaria em Pernambuco Livro 1), escrito por Robert Czoelner. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.