“A verdadeira fé pode estar em qualquer lugar, exceto onde a fé é absolutamente falsa: tal como na natureza da violência; ela não pode estar na religião do Estado. A fé verdadeira pode ser todas as chamadas dissidências e heresias, mas certamente não pode estar onde existe unidade com o Estado.”
– Leon Tolstói
______________________
Este ebook é uma tradução de um artigo inacabado escrito, em 1891, por Leon Tolstói (1828-1910). Pertence ao segundo período da vida do escritor, depois que ele passou por uma violenta crise espiritual quando completara os cinquenta anos (1878). Na obra, o pensador direciona sua crítica à relação Igreja e Estado buscando compreender seus entrelaçamentos a partir de um apanhado histórico e neotestamentário. Tolstói assinala as incoerências presentemente intensificadas em tal relação, sendo a maior delas a presença da violência. Assim, ao criticar o caráter violento do processo de estatização do cristianismo, o pensador, além de contribuir para o discurso da diversidade religiosa, lança as bases para uma teoria política pacifista.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Leon Tolstói
- Tamanho: 1254 KB
- Nº de Páginas: 33
- Categoria: Violência na Sociedade Política e Ciências Sociais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Igreja e Estado: por Leon Tolstói, escrito por Leon Tolstói. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.