Descrição: “Houve mão mais poderosa”, dois pontos: de quem? Seria da “Brava gente brasileira”? Pois, afinal, segundo o próprio Hino, quem “zomba” dos “grilhões que nos forjava da perfídia astuto ardil” é o “Brasil”. […] Mas quem é esse “Brasil”? O Brasil que se faz por meio do Imperador ou de qualquer outro “equivalente funcional”, para usar a expressão de Franz Neumann? O Brasil, como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade, “Tão majestoso, tão sem limites, tão despropositado”? Ou é “um povo heroico”, cujo “brado retumbante”, mesmo após a proclamação da República, ainda se confundiria, no Hino Nacional, com o famoso, porém discutível, “grito”, de seu antigo Imperador, às “margens plácidas” do rio Ipiranga? A pergunta pelo Brasil, afinal, é uma questão de soberania, de identidade ou de constituição? […] Para tanto, a presente obra também procura ensaiar, para além de um diálogo com toda a renovação historiográfica sobre o tema, uma pequena reflexão, embora preciosa, na forma de post scriptum, na linha de o que busquei chamar de “uma filosofia crítica da história atenta para os desafios postos pela hermenêutica crítica da condição histórica”, que procura contribuir para a reconstrução do processo de constitucionalização brasileira como aprendizagem social de longo prazo. – Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, Prefácio.
Sobre o autor: David Gomes é Bacharel, Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Professor Assistente A do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras. Foi Professor Substituto do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): David Gomes
- ASIN: B017KW05QE
- Editora: Initia Via
- Idioma: Português
- Tamanho: 2339 KB
- Nº de Páginas: 152
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro ”Houve Mão Mais Poderosa?”: Soberania e Modernidade na Independência do Brasil, escrito por David Gomes. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.