Por volta de 1747, dois moradores da vila de Caravelas, no sul da capitania de Porto Seguro (extremo sul da atual Bahia), mudaram-se para terras vizinhas às margens do rio Itanhém. Em 1764, já havia no local uma pequena povoação conhecida como arraial de Itanhém, que em 12 de novembro de 1772 passou a ser a vila de São Bernardo de Alcobaça.
Este livro percorre a história de Alcobaça-Bahia desde as origens até o fim da época dos coronéis, mostrando detalhes da vida da cidade em três séculos: a política e as relações sociais; dados sobre a economia e antigos engenhos; origens de famílias centenárias; a presença dos franciscanos holandeses, naturalistas alemães e imigrantes açorianos e libaneses; históricos dos sobrados antigos; grandes vultos nascidos na cidade; desmembramentos territoriais.
Escrito com base em rigorosa pesquisa documental, este livro pioneiro visa a suprir a demanda de informações sobre Alcobaça, que é mais lembrada pelo turismo de veraneio e cuja história corre risco de esquecimento.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Fabio M. Said
- Tamanho: 16265 KB
- Nº de Páginas: 348
- Editora: Fabio M. Said
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro História de Alcobaça–Bahia (1772–1958), escrito por Fabio M. Said. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.