Heroínas da Dignidade: Memórias de guerra, um invulgar testemunho de um feminicídio e da desmistificação da figura idolatrada de Jonas Savimbi

Por Florbela Malaquias
Baixar Heroínas da Dignidade: Memórias de guerra, um invulgar testemunho de um feminicídio e da desmistificação da figura idolatrada de Jonas Savimbi pdf, epub, mobi, eBook
…O presente livro narra uma dura realidade diária, sob várias vertentes, apresenta um discurso limpo, simples, faz a descrição de factos e actos, numa linguagem directa, sem metafísica e acrescentos de dor.

Retrata de forma clarividente, desnuda, em boa parte, a complexa personalidade de Jonas Savimbi, bem como as várias situações-limite que se multiplicaram num quotidiano de anos a fio, em círculos viciosos que se sucedem em série, muitos sem saída e, sobretudo, desumanos.

A autora tem o cuidado de prestar uma “Homenagem de Dignidade” através do registo escrito dos nomes das muitas vítimas, maioritariamente femininas, que viveram num “Tempo inumano, tempo esse onde nada se constrói” e muito se destrói.

Esta próxima leitura deste livro, pressupõe algumas pausas para reflexão e deciframento pessoal. Resta saber qual será a sua reacção enquanto leitor.

Será que manteremos a “indiferença pós-moderna”, em que a nossa memória perde força de acção, perante este quadro de horror de feminícidio? …

…Uma ditadura é a formação de um estado em que todos têm medo de um, e cada um tem medo de todos. Claramente, é o despotismo que perpetua a ignorância, e essa mesma ignorância perpetua o despotismo.

Um bom retrato está num trecho do livro, “O último voo do flamingo” de Mia Couto, e diz o seguinte:

“Uns sabem e não acreditam. Esses não chegam nunca a ver. Outros não sabem e acreditam. Esses não vêem mais do que um cego”…

…Sem estas memórias do passado, sejam regionais, ou locais, ou do mundo, e sem as responsabilidades de concretizar o futuro (não é sonhar…), o momento do presente pode ser concretizado num vazio de inacção.

Como referiu, Nelson Mandela, num discurso em 2005 no seu país:

“Por vezes cabe a uma geração ser grande. Podeis ser essa grande geração. Deixai a vossa grandeza florescer”…

In “Prefácio”

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Florbela Malaquias
  • ISBN-10: 9899947180
  • ISBN-13: 978-9899947184
  • ASIN: B08HSNNS8C
  • Editora: Nellcorp Publishing
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 10512 KB
  • Nº de Páginas: 161
  • Categoria: Biografias e Histórias Reais

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Heroínas da Dignidade: Memórias de guerra, um invulgar testemunho de um feminicídio e da desmistificação da figura idolatrada de Jonas Savimbi, escrito por Florbela Malaquias. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.